segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares

Ainda com o Equador bem fresco, o lançamento do Rio das Flores facilmente se tornou para mim literatura obrigatória. Mais fácil ainda quando abri um embrulho de Natal e verifiquei que alguém muito especial mo tinha oferecido.

Devorei-o em poucos dias. Os dotes do Miguel permanecem num nível bastante elevado, embora na minha opinião um pouco aquém do Equador.

O romance trata a vida duma família abastada tipicamente alentejana. Os caminhos distintos de dois irmãos com ideais diferentes e amores comuns, influenciados pelos anos marcadamente tumultuosos da primeira metade do século XX.
O marasmo que o nosso país viveu após a queda da monarquia, as guerras civis, as ditaduras, a emigração e o confronto de ideias são temas chave do romance.
Uma visão interessante de um Brasil que parece já não existir. Enfim...

Miguel, para quando o próximo livro?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A Confraria do Vinho - John Fante

Comprei este livro influenciado pela excelente critica que ouvi sobre ele num programa de televisão da 2.

John Fante é um escritor americano com uma história de vida duríssima: passou fome, vagabundeou sem descanso, teve vários problemas com álcool e proclamou ser um génio incompreendido..

A Confraria do Vinho é um romance autobiográfico que retrata a sua relação com o pai, mãe e irmãos... O problema da alcoolemia é tema de fundo, num sitio onde os prazeres da carne estão bem enraizados e de difícil mudança.

Gostei do enredo do livro e da perspectiva do autor. Não posso deixar passar em branco a muito fraca, sendo simpático, revisão deste livro. Graves erros de pontuação, trechos de texto repetidos... Enfim muito mau, ao ponto de qualquer leitor comum o conseguir detectar.

Págs. 220
Ref. ISBN: 9789726957232

Editora: Editorial Teorema