domingo, 1 de junho de 2008

A Fórmula de Deus - José Rodrigues dos Santos

Depois de ler o CODEX a promessa de ler a história seguinte da personagem Tomás de Noronha tinha de ser cumprida. Devo dizer que o fiz sem qualquer custo. Este tipo de escrita agrada-me bastante. É bom poder ler um bom romance e com ele aprender mais do que uma simples história de vida.

Desta vez o nosso criptanalista é contratado para decifrar um documento, escrito por Albert Einstein, intitulado "DIE GOTTESFORMEL" que poderá revelar uma forma expedita de resolver o problema nuclear do Irão. O que descobre vai muito para além disso. A prova cientifica da existência de Deus.

O trabalho do autor mostra mais uma vez uma estrondosa pesquisa sobre uma tema extremamente interessante. No final, mesmo na última página tive uma revelação que muito me satisfez. Há um agradecimento feito ao Professor Carlos Fiolhais do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Durante a minha vida tive uma efémera passagem por este Departamento. Poucas cadeiras lá fiz. Mas tive um prazer enorme em fazer uma cadeira chamada "Fundamentos de Física Moderna" com um fantástico professor, irmão deste senhor. Os temas dominantes dessa cadeira estão bem patentes neste livro, as teorias da relatividade de Einstein. Foi bom tornar a ler sobre este assunto.

Perante isto não será de estranhar se oportunamente virem por aqui O Sétimo Selo.