quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Sétimo Selo - José Rodrigues dos Santos


Desta vez Tomás de Noronha é contratado pela Interpol para descobrir o paradeiro de um ex-colega de liceu. O perito em criptologia envolve-se numa aventura em que deixa de ser um mero historiador para se tornar numa personagem mais ao jeito de James Bond.

Esta aventura passa-se em Viena, Sibéria, Austrália e Coimbra, tendo como tema de fundo um assunto muito actual. O aquecimento global gerado pelo aumento da industrialização/poluição e por outro lado a sua relação com a escassez de petróleo e consequentemente o aumento do seu custo.
Gostei de ver a maneira interessante como as personagens deste livro mostram o que o Tratado de Quioto. Vai precisamente de acordo com a ideia que eu tinha e que se resume a uma palavra "fachada".

Não acho que o conteúdo do livro, apesar de ser sem dúvida bastante mais actual que o dos anteriores, seja o mais interessante. No entanto elejo O Sétimo Selo por ser o mais emotivo. Quanto a mim peca apenas por a partir de determinada altura tornar o fim um pouco previsível.

De resto quero apenas dizer aos fans da personagem que tive oportunidade de questionar o autor sobre se vai haver continuidade e a resposta foi positiva. Ficamos à espera....

domingo, 10 de agosto de 2008

O Fogueiro (Um fragmento) - Franz Kafka

Conta Álvaro Gonçalves, na sua introdução a O Fogueiro, que Kafka, numa carta a Felice Bauer, sua eterna noiva, se refere ao romance O Desaparecido em termos de extremo desprezo e rejeição, considerando que das 400 páginas escritas apenas 56 se aproveitavam, visto serem as únicas que iam ao encontro da coerência, intuição e “verdade interior” por si ambicionadas.

Assim este livro não é mais do que uma introdução a uma história que talvez viesse a ser uma boa história...

Enfim não era disto que estava à espera quando comprei o livro!!!