segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Adeus às Armas - Ernest Hemingway

Desde que, em 2007, tive oportunidade de conhecer Cuba, tenho adiado a leitura de uma obra de Hemingway. A ligação do povo cubano a este autor pareceu-me tão grande e tão apaixonada que, ainda que não houvesse outros motivos, facilmente se percebia que se trata de um autor muito especial.

O adeus às armas foi uma escolha ao acaso de entre os livros do autor disponíveis numa tarde da Feira do Livro em Lisboa. Por certo, se tivesse disponível teria trazido o "Por quem os sinos dobram", mas foi este que desta vez calhou na rifa.

Em plena I Guerra Mundial, em várias cidades italianas, o americano Frederic Henry, um condutor de ambulâncias na frente de guerra, apaixona-se por uma enfermeira inglesa de seu nome Catherine Barkley.

Como facilmente se pode antever, as vicissitudes da guerra têm todos os ingredientes para dificultar uma história de amor por mais bela que seja. Ainda assim, não há impossíveis quando duas pessoas querem ficar juntas.

Pensa-se que o cerne desta história seja autobiográfico, porém é uma informação da qual não há certeza. Certo é que a experiência de Hemingway na guerra foi determinante para uma descrição fiel das dificuldades vividas por quem lá passou. Valores como determinação, lealdade e amizade são constantes ao longo da obra.

Em suma gostei do que li, muito fácil leitura e ao mesmo tempo cativante. Não acho um enredo fora de série, no entanto é uma história que na minha opinião vale a pena ler.

Por último uma palavra para esta edição da Livros do Brasil. No meu entender, em tempos em que a tecnologia tem avanços enormes diariamente, já nada justifica a quantidade de gralhas ortográficas e de construção de frases existentes nesta edição. "Penso que cada vez que alguém lê este livro Hemingway deve dar voltas e mais voltas no caixão". Também a tradução não é nenhuma maravilha. Enfim, não havia necessidade!

Págs. 347
Ref. ISBN: 972-38-2674-7
Editora: Livros do Brasil

domingo, 13 de dezembro de 2009

Revolução 1989 - Victor Sebestyen

No passado 9 de Novembro foi comemorado o vigésimo aniversário da queda do muro de Berlim. No âmbito desta comemoração a Editorial Presença teve a gentileza de me convidar a ler esta obra de Victor Sebestyen que de uma forma geral relata os últimos dias da Guerra Fria e de todo o Império Soviético.

Na altura de toda esta revolução, era eu ainda uma criança, tudo para mim era algo que acompanhei muito ao de leve na televisão. Mas de facto não tinha uma noção real do que passaram milhões de pessoas subjugadas a este sistema de governação.

"Revolução 1989" é uma obra muito bem conseguida que, com uma leitura fácil, nos leva  a compreender o que foi acontecendo aos vários estados membros da União Soviética. Palavras que nos acostumámos a ouvir  nos anos 80 e que ainda hoje nos são familiares, tais como glasnost ou perestroika, são esmiuçadas nesta obra levando o leitor a compreender perfeitamente a sua origem e o seu significado. Também a importância de Mikhail Gorbachev é detalhadamente analisada neste livro.

Para todos aqueles que quiserem aprender um  pouco mais sobre este flagelo que assolou a Europa de Leste, aconselho veementemente a leitura deste livro. Garanto que não se vão arrepender.

Por último, um agradecimento à Presença pelo convite e pela qualidade do livro que aqui apresento.

Págs. 424
Ref. ISBN: 978-972-23-4260-5
Editora: Editorial Presença

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Passatempo "A guerra e a paz" - Resultados




Já foram encontrados vencedores deste passatempo.


Eis então os contemplados a receber um exemplar da mais recente obra de José-Augusto França.

1 - Vanessa Paula Casais - Parede
2 - Leonel da Ressureição Afonso - Camarate

Para além de publicitados aqui os vencedores, foram enviados mails de notificação.

Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

Obrigado a todos pela participação!

Obrigado ainda à Presença pela parceria.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Lançamento Guerra & Paz - Sessão de Autógrafos

12 ERROS QUE TRAMARAM O NOSSO BENFICA

João Vasco Almeida, Frederico Valarinho

UM RELATO RIGOROSO E DIVERTIDO SOBRE O MAIOR CLUBE DO MUNDO.
UMA VIAGEM ÚNICA AOS SEGREDOS DO BENFICA


Sabia que o primeiro jogador benfiquista que se lesionou durante um jogo partiu um braço ao chocar contra um cavalheiro muito apressado, que atravessou o campo para ir às compras?


Ou que já houve uma equipa que entrou no relvado, em que todos eram Comendadores da República, medalhados e tudo - o que levou o treinador a demitir-se?

Ou, ainda, que o clube trocou jogadores por sacas de cimento?

Em «12 Erros Que Tramaram o Nosso Benfica» a história do clube é analisada de uma forma risonha mas factual, identificando os momentos mais importantes do clube. Desde os dias da fundação, regados a vinho branco, até à tragicomédia de Vale e Azevedo, os autores revelam um Benfica nem sempre conhecido dos adeptos e dos amantes do futebol. Como, por exemplo, porque se chama «glorioso» ao clube e porque, com toda a justiça, se diz que os do Sporting são uns «lagartos».

Como este livro bem evidencia, só um gigante, só o «Glorioso» é que, neste presente, proporciona uma ponte, uma verdadeira ponte, entre o nobre passado e o vibrante futuro!

Do prefácio de Fernando Seara

Ilustrações de Ricardo Cabral

Visite o site: http://www.12erros.com/

Sessão de Autógrafos


Domingo

6 de Dezembro, 16h
Continente do CC Colombo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quem mexeu no meu queijo? - Spencer Johnson

Quando nos habituamos a ler um pouquinho à noite, esquecermo-nos do livro que estamos a seguir em qualquer lado, pode ser um drama! Por isso gosto de ter na prateleira alguns "livrinhos" mais pequenos para não dar o serão como perdido!

Foi neste contexto que decidi ler este livro. Estava pousado há imenso tempo à espera da sua vez, e posso dizer que o achei engraçado.

Trata-se de um livro, como agora se gosta dizer, de auto-ajuda. Segundo o autor, todos nós temos mudanças na nossa vida, por vezes não sabemos como lidar com elas, sejam no campo sentimental, profissional ou outro. No fundo é como ter uma fatia de queijo sempre disponível e de um momento para outro sentir que alguém lhe mexeu. Como reagir?

Para isso o livro integra quatro personagens que habitam um labirinto. Duas personagens são dois ratos que agem por impulso sem raciocínio, as outras duas são humanos com características diferenciadas um do outro.

Uma história engraçada que acaba por funcionar bem, um bocado como o horóscopo que é lido e adaptado à realidade de cada um como se de uma fórmula mágica se tratasse.

O autor promete revolução nas vidas de cada leitor, mas isso já é outro tanto...

Enfim, mais uma experiência diferente.


Págs. 99
Ref. ISBN: 972-711-496-2
Editora: Pergaminho