terça-feira, 30 de março de 2010

O Monte dos Vendavais - Emily Brontë


O Monte dos Vendavais era um livro que já andava para ler há algum tempo. Não por ser uma obra-prima da literatura inglesa, conforme consta na capa desta edição e que pos si só já era uma razão válida, mas por ter ouvido numa entrevista de António Lobo Antunes que é uma das suas obras de referência. Por ser alguém por quem nutro admiração pensei que deveria seguir a referência, mas em paralelo confesso que pensei: "não sei onde me vou meter!"
Estava enganado, aquilo que supus ser uma leitura bastante difícil não o era afinal.

O enredo é sublime. A história está muito bem pensada e está estruturada de tal forma que leva o leitor a querer perceber desde o inicio como é que vai acabar. E sobre o fim apenas devo dizer que me surpreendeu.

Mr. Lockwood é o novo arrendatário da Granja de Thrushcross que é propriedade de Mr. Heathcliff. Com vista a pagar a renda, desloca-se a casa do senhorio, a poucos quilómetros de distância, no Monte dos Vendavais. A forma como é recebido causa-lhe estranheza, indignação e ao mesmo tempo curiosidade. Não se pode dizer que tenha sido mal tratado, mas o relacionamento entre os habitantes do Monte não lhe parece normal, pois têm um ar carrancudo e de quem não anda de bem com a vida. Mas é Mrs. Heathcliff, a nora do senhorio, que lhe desperta maior atenção, por ser nova, atraente e viúva.
Dada a impossibilidade de regressar a casa nessa noite por causa de um nevão, tem de lá passar a noite. No regresso a casa fica doente e pede a Ellen Dean, governanta da Granja (que outrora fora serviçal no Monte dos Vendavais), que lhe conte a história daquela estranha família enquanto ele recupera da doença. E é assim que Ellen nos conta uma história em torno da personagem de Mr. Heathcliff e que possui todos os ingredientes para que se pretenda chegar ao fim.

Para concluir, não sei se se trata ou não de uma obra-prima da literatura inglesa, mas se não for por isso, que seja pela sugestão de António Lobo Antunes, mas não deixe de ler este livro.

Págs. 315
Ref. ISBN: 978-972-23-4247-6
Editora: Editorial Presença

segunda-feira, 29 de março de 2010

Passatempo "Sophia e Jorge"

O blogue Feira das Letras em parceria com Editora Guerra e Paz tem para oferecer 2 exemplares do livro Correspondência 1959-1978 de Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena.


Os vencedores serão sorteados entre os seguidores visíveis do blogue que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.

O passatempo decorre até ao final do dia 6 de Abril e a lista de vencedores será publicada posteriormente aqui no blogue.

Resta dizer que só aceitamos uma participação por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.


Uma pequena ajuda: As respostas poderão ser encontradas neste blogue, no site da Guerra & Paz e ainda com o auxílio inestimável do google!

Boa sorte a todos!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Passatempo "O evangelho do enforcado" - Resultados


Já foram encontrados vencedores deste passatempo.

Pedimos desculpa pela demora na divulgação dos vencedores mas não foi de todo possivel fazê-lo antes.
Eis então os contemplados a receber um exemplar da mais recente obra de David Soares.


1 - Mário do Carmo Malhão - Peniche
2 - André Malhão - Lisboa
3 - César Miguel Domingues - Vale da Amoreira

Para além de publicitados aqui os vencedores, foram enviados mails de notificação.

Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

Obrigado a todos pela participação!


Obrigado ainda à Saída de Emergência pela parceria.

terça-feira, 9 de março de 2010

Amor nos tempos de cólera - Gabriel García Márquez

Como uma história de amor entre dois jovens pode condicionar a sua vida inteira? Será possível viver toda uma vida amando alguém que não se tem? O amor tem idades? Quanto tempo esperaria por alguém que ama?

Estas são apenas algumas das inumeras perguntas que nos apetece fazer após a leitura desta obra. O amor nos tempos de cólera é um "verdadeiro" romance do princípio ao fim que nos conta a história de amor de Florentino Ariza e Fermina Daza.
O romance é muito interessante, mas não vou escrever muito sobre a história em si, pois penso que da forma como está estruturado, tudo o que escrever poderá retirar o interesse ao leitor que parte para esta obra, tal como eu parti, sem dela nada saber.

A narrativa é fundamentalmente descritiva, mas nem por isso desinteressante ou maçadora. Cheia de flashbacks, é normal andar para a frente ou para trás no tempo com uma facilidade incrível.

Uma curiosidade sobre esta obra é que não consegui perceber exactamente onde é que se desenvolve o trama. Sim percebi que é algures nas Caraíbas, mas onde em concreto, se é que o sítio realmente existe, isso não percebi.

Para um primeiro encontro com este Nobel posso dizer que fiquei muito bem impressionado e prova disso mesmo é que o "Cem anos de solidão" já se encontra na minha wishlist. Nunca se sabe!

Págs. 371
Ref. ISBN: 978-972-20-0032-1
Editora: Publicações Dom Quixote

quinta-feira, 4 de março de 2010

Passatempo "O evangelho do enforcado"

O blogue Feira das Letras em parceria com Saída de Emergência tem para oferecer 3 exemplares do livro O Evangelho do Enforcado de David Soares.


Os  vencedores serão sorteados entre os seguidores visíveis do blogue que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.

O passatempo decorre até ao final do dia 11 de Março e a lista de vencedores será publicada posteriormente aqui no blogue.

Resta dizer que só aceitamos uma participação por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Uma pequena ajuda: As respostas poderão ser encontradas neste blogue, no site da Saída de Emergência e com o auxílio inestimável do google!


Boa sorte a todos os participantes.