terça-feira, 27 de abril de 2010

Passatempo “As Lágrimas do Meu Pai”

Para comemorar o regresso do Sol vamos realizar mais um passatempo.

Em parceria com a Civilização Editora temos para oferecer um exemplar do livro de John Updike, “As Lágrimas do Meu Pai”, o último publicado após a sua morte em Janeiro de 2009.

John Updike é um conceituado escritor de romance que recebeu por duas vezes o prémio Pulitzer e por várias vezes National Book Awards, tendo sido, no total, vencedor de 29 prémios de literatura.

O vencedor será sorteado entre todos aqueles que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.

Para mais facilmente encontrarem as respostas às perguntas colocadas sugerimos uma visita ao site a editora e algumas pesquisas via Google.

O passatempo decorre até ao final do dia 4 de Maio e o vencedor será publicado posteriormente aqui no blogue.

Mais uma vez, as participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte a todos!

Livros para vender ou trocar


Olá!

A lista de livros para vender ou trocar tem sido actualizada.

Dêem uma olhadela, pode ser que encontrem algo que vos interesse.

Clique AQUI!

Continuação de boas letras...

O segredo de Miguel Zuzarte - Mário Ventura

Cedido a Pedro Almeida Vieira.


Sinopse:

No imobilismo de uma aldeia perdida surge o espectro de uma revolução iminente. Miguel Zuzarte, o telegrafista que recebe a notícia, rebela-se contra a ameaça e decide transformar o acontecimento provável num segredo capaz de impedir qualquer mudança no povo. Monárquico instransigente, Miguel pensa que o passado é imutável, e por isso todos os sacrifícios se justificam para impedir o que considera uma tragédia. Contra a sua vontade solitária, porém, nem a aldeia é um corpo passivo e sem vida, nem a revolução se detém perante o capricho de um indivíduo. Quando, por fim, os próceres da revolta chegam à estação de S. Lourenço, o segredo de Miguel Zuzarte transforma-se em desalento, os acontecimentos precipitam-se, e os habitantes da aldeia, surpreendidos, reagem de forma imprevista e contraditória à mensagem revolucionária.

Editora: Editorial Notícias
Estado de Conservação: Novo (Nunca foi lido)
Preço: 4,90€

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Passatempo "O último papa" - Resultados


E acabadinhos de chegar temos os resultados do Passatempo "O último papa".

Os vencedores foram então:

1- Paulo Lima - Arcozelo
2- Ana Patricia Caetano - Aveiro
3- Maria Isabel Ferreira Pinto Magalhães - Grijó

Parabéns!

Para além de publicados aqui os resultados serão comunicados aos vencedores por e-mail.

Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

A quem não ganhou desta vez, pedimos que continuem a tentar. Teremos novidades ainda esta semana.

Mais uma vez, obrigado a todos os participantes e ainda um obrigado muito especial à Saída de Emergência pela parceria.

sábado, 24 de abril de 2010

A sangue frio - Truman Capote


Nunca tinha lido um romance de não-ficção, ou seja, uma obra toda ela um facto real. A sangue frio é uma obra de referência neste género sendo também a obra-prima de Truman Capote.

Decorre o ano de 1959 na cidade de Holcomb (Kansas), quando os quatro elementos da família Clutter que habitam a Quinta de River Valley são encontrados mortos. Depressa percebemos que foram assassinados e, ao contrário de um policial, não há suspense sobre quem terão sido os assassinos (Perry Smith e Dick Hickock). Pelo contrário há sim um apresentar destes personagens e da forma como pensaram e actuaram em todo o caso.

É uma obra, posso dizê-lo, completamente diferente de tudo o que tinha lido até hoje. Quando leio um romance, no caso deste ser bom, fico preso a ele sempre com o intuito de chegar ao fim e saber como acabou. A sangue frio é uma obra genial porque me conseguiu prender com argumentos completamente distintos desses que estou habituado. A história é narrada da forma como cronologicamente os factos sucederam. E isto em várias vertentes, ou seja, quer no ponto de vista da família assassinada ou no dos assassinos.

Às páginas tantas tive curiosidade sobre o móbil para este assassinato. Mais tarde queria perceber o que se passou na cabeça dos assassinos. Achei curioso que com o desenrolar da história o meu sentimento sobre cada um deles se foi alterando.

Na parte final do livro, há exposições bastante interessantes sobre uma temática sempre actual: a pena de morte. Um tema que é sempre controverso e sujeito a diversas análises. Na minha opinião muito pessoal, é em alguns casos, embora em poucos, a única pena justa.

Fiquei contente com a leitura deste livro e por isso recomendo-o para quando quiserem um romance que foge aos padrões normais, mas repleto de qualidade.

Págs. 396
Ref. ISBN: 978-972-20-3096-0

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Passatempo "O último papa"

E para começar bem o fim-de-semana, que tal um novo passatempo?

Logo agora que vamos ter uma visita do papa Bento XVI, um livro sobre a igreja vem mesmo a calhar...

A Feira das Letras tem o maior prazer em anunciar que tem para oferecer, em parceria com a Saída de Emergência, 3 exemplares do livro O último papa. Um livro que promete prender o leitor do ínicio ao fim e que se tem revelado um verdadeiro sucesso de vendas.

Os vencedores serão sorteados entre todos aqueles que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.
Para mais facilmente encontrarem as respostas, sugerimos que leiam o excerto do livro disponibilizado pela editora AQUI.

O passatempo decorre até ao final do dia 23 de Abril e a lista de vencedores será publicada posteriormente aqui no blogue.

Mais uma vez, as participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte a todos!

Passatempo D. Amélia - Isabel Stilwell - Resultados


Já foram encontrados os vencedores daquele que foi até hoje o passatempo mais concorrido do nosso blog.

Obrigado a todos pela vossa participação.

Os vencedores dos 3 livros foram:

1- Sandra Mendes - Montemor-o-Velho
2- Alexandra Pratas - Condeixa-a-Nova
3- Diogo Resende Rainho - Aveiro

Parabéns aos vencedores!
Para além de publicados aqui os resultados serão comunicados aos vencedores por e-mail.

Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

A quem não ganhou desta vez, pedimos que continuem a tentar, ainda hoje se iniciará um novo passatempo.

Mais uma vez, obrigado a todos os participantes e ainda um obrigado muito especial à Esfera dos Livros pela parceria.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Crónica de uma morte anunciada - Gabriel Garcia Márquez

Vendido a 02/01/2014.

Sinopse:

Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.

A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor.

Editora: Biblioteca Sábado
Estado de Conservação: Novo (Nunca foi lido)
Preço: 4,90€

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A papisa Joana - Donna Woolfolk Cross

No mundo da literatura, como aliás noutros também, há determinadas perguntas que se tornam em clichés. "O que é para si um bom livro?" é uma delas. E aquilo que há partida pode ser uma pergunta difícil de responder, não o será efectivamente se tivermos presente "A papisa Joana".

Este livro prendeu-me do princípio ao fim ao ponto de algumas vezes já me doerem os olhos de tanto ler. Mas a vontade era muita e afinal estava a valer a pena. Não há que reclamar. Não é isso que pretendemos de um livro?

Tudo começa na primeira metade do séc. IX, quando numa família humilde nasceu uma menina de seu nome Joana. Numa época em que nascer mulher, significava ter uma vida inferior, ser menor, ser incapacitada, etc., para o pai de Joana, cónego da aldeia, considerou o nascimento da menina um castigo de Deus.

Joana nunca se conformou com a sua sorte. Mesmo sendo menina, desde cedo cultivou o gosto por estudar, aprendendo com o seu irmão mais velho, sempre às escondidas do pai. Um dia o seu irmão morreu e ela continuou sempre a ler e a aprender, mas agora sozinha.

Aproveitando a visita de um professor grego a casa de seu pai, Joana não perde a oportunidade de mostrar os seus dotes, conseguindo com isso aulas para si e para o seu irmão João, embora mais uma vez contra a vontade do pai. Estava dado o primeiro passo para aquele que tinha sido eleito o seu principal objectivo: aprender.

Mais tarde, por uma questão de sobrevivência, vê-se obrigada a fazer-se passar por rapaz passa a ser conhecida por João Anglicus. A história continua, e em breve torna-se padre e facilmente se depreende pelo nome do livro que chegará a ser papa. Pelo meio, um romance bonito que vale a pena acompanhar.

Muito mais haveria para dizer, mas o que realmente é importante reter é que A papisa Joana é definitivamente um livro a não perder.

Quando comecei a ler os últimos capítulos comecei a questionar-me sobre o que teria esta história de verdadeiro. Foi com enorme surpresa e satisfação que mais alguém pensou nisso e colocou um pequeno capítulo no final do livro a responder a esta questão.

Agora, uma pequena reflexão:
Não sei se reparam na descrição que fiz, mas o pai de Joana era cónego. Ou seja no séc. IX era comum cónegos, padres e bispos terem uma vida conjugal, filhos, etc. Porque é que doze séculos depois estamos neste assunto a evolução andou no sentido inverso?

Por último uma questão, sendo este livro tão bom, porque será que Donna Woolfolk Cross nunca mais escreveu nenhum romance?

Págs. 455
Ref. ISBN: 978-972-23-2641-4
Editora: Editorial Presença

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Passatempo D. Amélia - Isabel Stilwell

O blogue Feira das Letras em parceria com Editora Esfera dos Livros tem para oferecer 3 exemplares do livro D. Amélia, a mais recente obra de Isabel Stilwell.
Os vencedores serão sorteados entre os seguidores visíveis do blogue que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.

O passatempo decorre até ao final do dia 15 de Abril e a lista de vencedores será publicada posteriormente aqui no blogue.

Mais uma vez, as participações estão limitadas a uma  por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.


Uma pequena ajuda: As respostas poderão ser encontradas neste blogue, no site da Esfera dos Livros e ainda com o auxílio sempre útil do google!

Boa sorte a todos!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Passatempo "Sophia & Jorge" - Resultados


 

Já foram encontrados vencedores deste passatempo.

Eis então os contemplados que vão receber um exemplar da obra de Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner.

1 - Elizabete Maria Gomes Fonseca - Linda-a-Velha
2 - Horácio José Lopes dos Santos - Figueira da Foz

 
Para além de publicitados aqui os vencedores, foram enviados mails de notificação.


Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

Obrigado a todos pela participação!


Obrigado ainda à Guerra & Paz pela parceria.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

After Dark - Haruki Murakami

Desta vez apetecia-me ler um livro “leve”. É talvez por isso, ou melhor dizendo, é também por isso que gosto de ter uma pilha de livros à espera de serem lidos. Adoro a liberdade de poder escolher o seguinte de acordo com o estado de espírito presente, sem ter de estar subjugado a nada. Bom, não é bem a nada porque na verdade estou sempre subjugado aos que estão na pilha… Mas se lá estão, é porque e interessam e sendo assim, quantos mais melhor!

Mas falemos deste After Dark – Os passageiros da noite. Convém dizer que acertei na escolha pois se era um livro “leve” que pretendia, foi um livro “leve” que encontrei.

A acção desenrola-se ao longo de uma noite em Tóquio. Um observador, que não sabemos quem ou o que é nem tão pouco onde está ou para que serve. Duas irmãs, Mari e Eri Asai são as principais visadas desta observação. Mari encontra-se sozinha num bar a ler um livro. Eri encontra-se num sono profundo do qual não percebemos bem a origem ou os contornos. Assim começa a noite. Assim começa a história.

Num motel, ou como preferiu chamar a tradutora, num hotel do amor, uma rapariga chinesa é vítima de violência. A gerente do motel, de seu nome Kaoru, pede auxilio a Mari e a história assim contínua. Às tantas estamos envolvidos com a trama e a vontade de saber o fim já nos persegue.

Não sou um conhecedor de Haruki Murakami, longe disso, na verdade este apenas a minha segunda experiência com o autor após ter lido Kafka à beira-mar. Ainda assim há alguns pormenores que começo a achar normal, dos quais destaco os acontecimentos inesperados das histórias. Desta feita, não há chuva de peixe, porém há televisores que se acendem sem estarem ligados à energia, há espelhos em que o reflexo permanece mesmo quando já nada há para reflectir. Outra tendência que começa a ser para mim familiar nas obras do autor é a o seu conhecimento e gosto por música. Qualquer mudança de ambiente é pretexto para o mostrar.

Por fim dizer que na minha opinião não estamos perante um livro excepcional. Na capa está referenciada uma citação do Financial Times que diz “Murakami no seu melhor”. Sou obrigado a discordar. Ainda assim não me sinto defraudado, pelo contrário, conforme já disse este livro cumpriu a 100% o objectivo a que o propus quando o escolhi.

Págs. 224
Ref. ISBN: 978-972-46-1838-8
Editora: Casa das Letras