sábado, 29 de maio de 2010

Passatempo "Amor e Ciúme"

Aqui estamos de volta aos passatempos. Em parceria com a Guerra & Paz vamos ofercer 5 exemplares do livro, lançado a 28 de Maio de 2010, autoria da psiquiatra clinica Donatella Marazziti.

O ciúme é um sentimento inato, com um papel importantíssimo na preservação das relações amorosas e do qual ninguém escapa. Mas o ciúme tem muitas formas e pode até ser um elemento de felicidade na vida do casal.

Esta obra promete dar uma ajuda a conhecer melhor algumas das razões do coração.
 
Os vencedores serão sorteados entre todos aqueles que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.
 
Para mais facilmente encontrarem as respostas às perguntas colocadas sugerimos uma visita ao site a editora e algumas pesquisas via Google.

O passatempo decorre até ao final do dia 5 de Junho e os vencedores serão publicado posteriormente aqui no blogue.

As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte a todos!
 

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Venenos de Deus Remédios do Diabo - Mia Couto

Não vai ser fácil escrever o que senti ao ler este livro. A história resume-se a quatro ou cinco personagens. Não mais! Os seus nomes são o primeiro indício da “boa onda” que o livro transmite.

Sidónio Rosa é um jovem português que viaja para Vila Cacimba, em Moçambique, atrás de uma mulata que conheceu em Lisboa chamada Deolinda.

O encontro não acontece na sua chegada, mas logo conhece os seus pais: a família Sozinho. Conhece ainda o administrador da vila e sua esposa, Suacelência e Esposinha.

Não me vou atrever a tentar descrever o que se passa. Mesmo que quisesse acho que não conseguia. O que me interessa relevar é a forma divertida como Mia Couto conta esta história. Os diálogos são cheios de graça, mas não são feitos de piadas fáceis, demonstram sim inteligência e até alguma sátira.

Se procura um livrinho divertido para ler numa “rapidinha”, aceite esta sugestão e experimente o Venenos de Deus Remédios do Diabo. Se não gostar e se arrepender, pode vir ralhar comigo…

Págs. 188
Ref. ISBN: 978-972-21-1987-0
Editora: Editorial Caminho

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Passatempo "O Museu da Inocência" - Resultados


Antes de divulgar o vencedor deste passatempo, queria fazer um pedido de desculpas pela demora na publicação dos resultados. Porém não foi mesmo possível antes!

Posto isto, quero registar a boa afluência que o passatempo teve, com um total de 186 participações.

Obrigado a todos por participarem.

A feliz contemplada com esta obra foi:

Maria Helena Patrício - Funchal

Para além de publicados aqui os resultados serão comunicados aos vencedores por e-mail.

 Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

A quem não ganhou desta vez, pedimos que continuem a tentar.  

Mais uma vez, obrigado a todos os participantes e ainda um obrigado muito especial à incansável Editorial Presença por mais uma parceria.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Ilha das Trevas - José Rodrigues dos Santos

Será “A Ilha das Trevas” um romance sobre a vida do timorense Paulino da Conceição? A sinopse quer fazer-nos crer que sim e que os acontecimentos desta história rodam em torno disso. Não concordo! Acho precisamente o contrário! O cerne desta história é a luta do povo timorense contra a invasão indonésia a luta pela independência.

Apesar desta análise, não me sinto minimamente defraudado por ter lido esta obra. De facto, se se partir para este livro à espera de encontrar um grande enredo, talvez no final paire alguma decepção no ar. Mas, reafirmo que não foi de todo o meu caso. Quando parto para um livro, espero sempre um pouco mais do que um bom enredo. Gosto de aprender algo com o que leio, seja história, seja uma experiência de vida, seja o que for! Foi a isso que os livros de José Rodrigues dos Santos me habituaram e é por isso que os continuo a ler.

Nesta obra, todo o processo que levou à independência deste povo é muito bem relatado. Desde o envolvimento português em todo o processo, à atribuição dos Prémios Nobel a Dom Ximenes Belo e José Ramos Horta, passando pelo massacre ocorrido no cemitério de Santa Cruz em Díli, podemos de uma forma muito fiel à realidade perceber o drama que viveu este povo.

Falta perceber onde é que há espaço para Paulino da Conceição neste relato histórico. Em boa verdade, apesar de não ser literalmente verdade, acho que a sua participação apenas têm relevância no primeiro e no último capitulo. Neste ultimo capitulo está mesmo reservado um espaço para uma revelação chocante, mas muito elucidativa do quão barbara foi a passagem dos indonésios pelas terras timorenses.

Em suma, não é o melhor de José Rodrigues dos Santos, mas há que ter em conta que foi a sua primeira incursão pelo romance. Por último, não faço favor nenhum em recomendar a sua leitura a todos os que quiserem de uma forma muito agradável e descomprometida saber mais sobre o renascimento de Timor.

Págs. 354
Ref. ISBN: 978-989-616-172-9
Editora: Gradiva

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Passatempo "O Museu da Inocência"


É com enorme prazer que nos associamos mais uma vez à Editorial Presença para a realização de um passatempo. Desta feita a honra ganha outra dimensão pois pela primeira vez temos o prazer de promover o livro de um Prémio Nobel da Literatura.

Orhan Pamuk é o senhor de quem falamos, e o livro em questão é a sua mais recente obra editada em Portugal: "O Museu da Inocência".

Temos um exemplar para oferecer!

O vencedor será sorteado entre todos aqueles que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.


Para mais facilmente encontrarem as respostas às perguntas colocadas sugerimos uma visita ao site a editora e algumas pesquisas via Google.

O passatempo decorre até ao final do dia 21 de Maio e o vencedor será publicado posteriormente aqui no blogue.

Mais uma vez, as participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte a todos!

Passatempo "Maníacos de Qualidade" - Resultados


Como alguém disse, "os recordes existem para serem batidos".
E é com enorme sastisfação que digo que mais uma vez o recorde de participações em passatempos no nosso blgue foi batido. Desta feita atingimos as 227 participações.

Obrigado a todos os que contribuiram para este feito!

Os felizes contemplados com a oferta desta obra são:

1- Maria Manuel Realinho Rento - Paiões
2- Susana Isabel Pereira Mano - Figueira da Foz
3- Maria Manuel Magalhães - São João de Ver

Para além de publicados aqui os resultados serão comunicados aos vencedores por e-mail.


Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

A quem não ganhou desta vez, pedimos que continuem a tentar. Teremos um novo passatempo a iniciar ainda hoje.

Mais uma vez, obrigado a todos os participantes e ainda um obrigado muito especial à incansável Esfera dos Livros por mais uma parceria.


sábado, 8 de maio de 2010

O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Ao iniciar a leitura deste romance não sabia nada acerca da forma de escrever de Oscar Wilde. Ainda assim tinha associado a este nome a ideia de um autor um tanto ou quanto filosófico mas ao mesmo tempo de uma literatura fluida.

Na vertente filosófica acho que não me enganei, o livro está repleto de reflexões e aforismos bem interessantes por sinal. No que diz respeito à fluidez da escrita, de facto acho que tinha uma ideia errada.

Após ler algumas páginas, dei por mim a fazer algo que até então nunca tinha feito: tomar apontamento de alguns desses aforismos que me chamaram a atenção. Eis alguns exemplos:

“Não existem livros morais ou imorais. Os livros são mal ou bem escritos. É tudo.”

“Sabe mais do que pensa que sabe, tal como sabe menos do que quer de saber.”

“A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho dura mais tempo.”

“Os jovens querem ser fiéis e não são, os velhos querem ser infiéis e não podem.”

Mas foi Sol de pouca dura! O enredo começou a ser monótono, a enfastiar ao ponto de perto do fim se tornar quase leitura por obrigação de terminar o livro.

Tudo se passa em Londres, finais do século XIX. Basil Hallward é um pintor que vê em Dorian Gray o modelo que nunca tinha encontrado em nenhuma outra pessoa. O seu envolvimento em busca da perfeição é tão grande que após várias sessões a obra resultante (O retrato de Dorian Gray) é considerada, pelo amigo Lord Henry, a sua obra-prima.

Nunca estas personagens pensaram na influência que esta obra poderia ter nas suas vidas. Dorian Gray cedo percebe a perfeição da sua imagem naquela tela e inveja-a por isso. Sente que a tela nunca envelhecerá ao contrário dele próprio. Não verdade não é isso que acontece, será o retrato a envelhecer e ele a ficar com a mesma aparência. A maneira como Dorian Gray lida com isso é o que Oscar Wilde nos mostra neste romance.

A ideia é original e bem pensada, mas de facto o livro não me atraiu.

Págs. 276
Ref. ISBN: 978-708-391-9
Editora: Relógio D'Água

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Passatempo "Maníacos de Qualidade"


Numa época em que parece que os maníacos andam por aí, Joana Amaral Dias mostra-nos que afinal sempre andaram por cá!

Para comemorar a existência da maníacos em Portugal, que tal um novo passatempo?

A Feira das Letras em parceria com a Esfera dos Livros têm para oferecer 3 livros desta mais recente obra de Joana Amaral Dias. Um livro original que nos leva a um mundo novo, onde a sanidade está a um passo curto da loucura.

Os vencedores serão sorteados entre todos aqueles que respondam correctamente às perguntas que propomos no formulário abaixo.

Para mais facilmente encontrarem as respostas às perguntas colocadas sugerimos uma visita ao site a editora e algumas pesquisas via Google.

O passatempo decorrerá até ao final do dia 11 de Maio e os vencedores serão publicados posteriormente aqui no blogue.

Como sempre, as participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte a todos!

Passatempo "As Lágrimas do Meu Pai" - Resultados



Os nossos passatempos continuam a bater records de participação.
Por esse motivo queremos agradecer a todos e pedir que continuem a participar.

O passatempo "As Lágrimas do Meu Pai" teve 147 participações!
Mais uma vez, obrigado a todos!

O feliz contemplado que vai receber esta obra será:

Lilia Cristina Gomes - Ribeira Brava

Parabéns!

Para além de publicados aqui os resultados serão comunicados aos vencedores por e-mail.

Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

A quem não ganhou desta vez, pedimos que continuem a tentar. Teremos um novo passatempo a iniciar ainda hoje. 


Mais uma vez, obrigado a todos os participantes e ainda um obrigado muito especial à Civilização Editora pela parceria, a qual esperamos repetir mais vezes.