segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Passatempo - Memórias de um assassino romântico

Tal como prometido, vamos dar inicio a mais um passatempo de uma obra de Carlos Ademar. Desta forma podemos contribuir, como tanto gostamos, na divulgação de literatura portuguesa de qualidade.

Sinopse:
"Após vários anos a trabalhar na Polícia Judiciária, Xavier decide, após receber uma herança, abandonar a carreira e torna-se detective privado. A experiência na PJ revelou-lhe que a Justiça tem dois pesos e duas medidas e que na maior parte das vezes interesses obscuros impedem que os culpados sejam condenados.
Um dia entra no seu escritório a mulher de um gerente bancário, humilhada pelo marido, pede ajuda ao detective para conseguir um divórcio financeiramente vantajoso. O que inicialmente parecia uma história vulgar veio a revelar-se o princípio de uma missão solitária de justiçar os fracos e castigar os responsáveis pelo sofrimento humano.
Mas se todas as missões têm um fim em nome de uma “justiça natural”, quem se consegue salvar?"


A Feira das Letras, em parceria com a Oficina do Livro tem 3 livros para oferecer. Para vencer basta responder acertadamente ao formulário abaixo e esperar ser um dos felizes contemplados.

O passatempo decorre até ao final do dia 3 de Outubro e os vencedores serão publicados posteriormente aqui no blogue.


As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte a todos!



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eu, Hitchcockiano, Me Confesso


Termina já amanhã, mas se forem rápidos ainda estão a tempo de participar num passatempo que está a ser fdesenvolvido pelo blogue Passatempos Portugal.
Em parceria coma Chiado Editora, há um livro para oferecer.

Participem aqui!

Boa sorte!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Passatempo Deixa o grande mundo girar - Resultados



Apesar das várias tentativas efectuadas, não conseguimos entrar em contacto com uma das vencedoras deste passatempo.
Como não queremos ficar com livros por atribuir, foi seleccionado um novo vencedor:

Armando Jorge de Carvalho Ferreira - Albergaria-a-Velha

Parabéns ao novo vencedor.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Passatempo Estranha Forma de Vida - Resultados


Terminou mais um passatempo da Feira das Letras!
Registámos mais uma partcipação excepcional!
Tivemos 273 participações!
Magnifico, não acham?

Como todos os passatempos têm vencedores, desta vez os premiados foram:

1 - Eduardo Jorge M. Germano Alves - Coimbra
2 - Joana Rita Santos - Évora

Para além de publicados aqui os resultados serão comunicados aos vencedores por e-mail.
Caso algum dos vencedores não responda ao mail de notificação no prazo de uma semana será seleccionados outro vencedor.

Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

A quem não ganhou desta vez, pedimos que continuem a tentar. Em breve irá iniciar o último passatempo desta série de obras de Carlos Ademar.

Por último, um agradecimento especial à Oficina do Livro pelo apoio na realização deste passatempo.
 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Robinson Crusoe - Daniel Defoe

E eis que finalmente, após uns meses, consegui concluir leitura de um livro. Não porque não estivesse a gostar do que estava a ler, mas unicamente por falta de tempo. Sei que parece um cliché fazer esta afirmação, mas foi de facto isso mesmo: falta de tempo!!

Decidi ler Robinson Crusoe quando decidi, melhor dizendo, quando decidimos viajar para as Maldivas. Ao ler as viagens opcionais que o resort tinha para oferecer, havia uma que era “Robinson Crusoe’s island trip”. Logo pensei em fazê-la, porém tinha de ler o livro primeiro. Nada me poderia fazer pensar que nada na história do livro se passa nas Maldivas ou tão pouco no Indico.

Robinson Crusoe é um inglês em tenra idade, a quem seu pai aconselha que se dedique ao negócio de família, fazendo disso sua profissão. Mas isso era pouco para si. Na primeira oportunidade que dispôs, fez-se ao mar dando assim inicio às suas aventuras.

De refém a fazendeiro no Brasil, várias foram as aventuras e desventuras porque passou. Quando começava a transformar-se num fazendeiro de sucesso, decidiu que deveria iniciar-se na importação de escravos para o Brasil.

Mas logo a primeira viagem correu mal. O barco onde viajavam não resistiu a uma enorme tempestade e encalhou próximo de uma ilha deserta, sendo Robinson Crusoe o único sobrevivente. E aqui reside o cerne desta história. A forma como conseguiu sobreviver e adaptar-se a uma vida completamente diferente de tudo o que vivera até então, ainda que fosse uma pessoa com um passado muito rico em experiências. De facto, a obra faz-nos pensar como o Homem tem capacidades fantásticas de aprendizagem e adaptação, mesmo em condições extremamente adversas.

Estou em crer que para a maior parte dos leitores, esta obra não será de todo uma novidade. Mas, se tal como eu, o leitor apenas possuir um conhecimento superficial, aconselho vivamente a leitura. Há passagens inesquecíveis, que dada a intensidade com que são contadas, nos levam a pensar como somos poderosos.

Consigo vislumbrar algumas semelhanças entre esta obra e D. Quixote de La Mancha. Não sei, até porque não existem certezas, se esta história terá origem no imaginário de Defoe ou se terá mesmo acontecido, ainda que parcialmente. Ainda assim, sinto um denominador comum entre ambas.

Págs. 326
Ref. ISBN: 978-989-641-133-6
Editora: Relógio d'Água

domingo, 5 de setembro de 2010

Passatempo Estranha Forma de Vida

Esta semana estamos de regresso aos passatempos com livros do autor Carlos Ademar. "Estranha forma de vida" é a obra que temos desta vez para oferecer. Uma viagem à noite de um Portugal mais profundo é a proposta que o autor nos faz.

Sinopse
Numa fria noite de Outubro o porteiro da discoteca Pomme Rouge é assassinado quando se dirige para o emprego. Os autores do crime são membros de um grupo violento que disputa a liderança da segurança dos espaços de diversão nocturna lisboeta. Agridem, roubam, sequestram, torturam, ganham poder e, principalmente, muito dinheiro.
Quando o inspector Alves da Polícia Judiciária começa a investigar estava longe de imaginar que o caso envolvia alguns políticos que trocam a dignidade por muito pouco, que um traficante de armas enriquece vertiginosamente ou que um advogado deambula pelos bares homossexuais da cidade promovendo as «festas brancas» ou o «quarto escuro».
Ao mesmo tempo, raparigas chegam da sua terra natal, percorrendo milhares de quilómetros para se despir num palco e vender o corpo, enquanto membros da máfia russa desaparecem misteriosamente. A cada momento as autoridades policiais estão prontas a deitar a mão a quem desafia a autoridade do Estado. Mas estará a Justiça preparada para este tipo de criminalidade violenta e organizada? Tem ela também, afinal, o seu "outro lado"?
Escrito com a autenticidade de quem conhece todos os cantos da marginalidade, Estranha Forma de Vida é, em definitivo, o livro que faltava sobre o sub mundo das noites portuguesas.

A Feira das Letras, em parceria com a Oficina do Livro tem 2 livros para oferecer. Para vencer basta responder acertadamente ao formulário abaixo e esperar ser um dos felizes contemplados.
 
O passatempo decorre até ao final do dia 11 de Setembro e os vencedores serão publicados posteriormente aqui no blogue.
 
As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.


Boa sorte a todos!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Passatempo Deixa o grande mundo girar - Resultados


Mais um passatempo chegou ao fim!
Que boa maneira de marcar o regresso das férias... Tivemos 271 participações!!!
Ficámos realmente muito satisfeitos. Obrigado a todos os participantes.

Os vencedores foram:
1 - Carla Isabel Dias Paulo da Cruz - Linda-a-Velha
2 - Daniela Filipa Faria Marques - Ribeira de Palheiros

Para além de publicados aqui os resultados serão comunicados aos vencedores por e-mail.
Convidamos os vencedores a publicarem aqui quando receberem o livro e ainda a sua opinião sobre este livro após a sua leitura.

A quem não ganhou desta vez, pedimos que continuem a tentar. Em breve irá iniciar mais um passatempo de uma obra de Carlos Ademar.

Por último, um agradecimento especial à Civilização Editora pelo apoio na realização deste passatempo.