domingo, 24 de julho de 2011

D. Amélia - Isabel Stilwell

"D. Amélia" de Isabel Stilwell foi a obra escolhida, este ano, para me acompanhar durante alguns dias de férias. Depois de uma obra densa, como se revelou Berlim Alexander-Platz, procurava uma leitura mais descontraída, mas provida de interesse. Desde que li 1808, de Laurentino Gomes, que não lia um romance histórico e vontade já não faltava!
Tive a oportunidade de visitar o Palácio de Belém, na companhia da autora, aquando do lançamento desta obra, tendo ficado bastante entusiasmado com a história. Assim, não foi difícil escolher a obra que queria ler dentro deste género.

D. Amélia foi a última Rainha de Portugal e constitui, sem dúvida, uma personagem encantadora. Isabel Stilwell traz até nós a história de uma pessoa com qualidades inegáveis, a quem a vida, apesar de ter tornado Rainha, não facilitou nada em muitos momentos.

Filha do Conde Paris, foi em Inglaterra que nasceu devido ao exílio a que pai esteve sujeito. Com seis anos regressou a França, altura em que começa este livro, e  lá viveu feliz a sua adolescência. Sendo a filha mais velha, desde cedo aprendeu o que é viver em monarquia e o dever de servir o povo.
"La grande", conforme era conhecida devido à sua estatura elevada, veio a casar com D. Carlos de Bragança, Duque da Beira e posteriormente El-Rei D. Carlos I de Portugal. Um casamento por amor como sempre sonhara. Os primeiros anos de casamento correram bastante bem. Engravidou por três vezes: Luís Filipe foi o primeiro filho a nascer, seguiu-se Maria Ana que faleceu à nascença e por último viria Manuel. Apesar de continuar a amar o marido, a sua relação foi arrefecendo dadas as inúmeras traições de amor de que foi vitima e também devido ao descontentamento sobre como o Rei regia o país.
O resto da história é sobejamente conhecido, falo do regicídio no Terreiro do Paço. Perdeu o marido e o filho mais velho de uma só vez, num fatídico dia do ano 1908. Seguiu-se a ascensão ao trono do Rei de D. Manuel II que mal teve tempo de aquecer o lugar, já em 5 de Outubro de 1910 se deu a implantação da República. O destino foi mais uma vez o exílio para Inglaterra onde acabaria por morrer, mas não sem antes ver morrer o outro filho.

Bem sei que este tipo de livros são romanceados, mas existência de vários documentos originais ao longo da obra, bem como o fiel encadeamento dos factos atribuem ao livro emoção, tornando-se por vezes viciante.
Gostei de passear entre o Palácio de Belém e o Palácio das Necessidades. Gostei das escapadinhas a Vila Viçosa, a Sintra ou a Cascais. Gostei da obra social desenvolvida pela Rainha. Enfim, gostei desta obra e por isso mesmo recomendo-a aos fãs do romance histórico. Por  isso mesmo posso dizer que irei certamente ler os outros dois romances da autora: Filipa de Lencastre e Catarina de Bragança. Há ainda quem afirme que já se encontra um outro na forja. Qual será a personagem??

Págs. 554
Ref. ISBN: 978-989-626-207-5
Editora: Esfera dos Livros

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novidades Bertrand Editora: Obras de Faulkner e Aquilino disponíveis a partir de sexta-feira

O intruso - William Faulkner


Sinopse:
Passado numa cidade sulista da América, O Intruso aborda os preconceitos raciais, partindo de uma situação em que um negro que se recusa a adoptar uma atitude tipicamente servil é acusado de matar um branco. Ajudado pelo seu advogado Gavin Stevens, personagem recorrente nas obras do autor, vai travar uma longa batalha pela justiça.

Sobre o autor:
William Faulkner (1897–1962) é considerado um dos maiores escritores do século XX. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1949 e o National Book Award em 1951 e em 1955. Foi também vencedor de dois prémios Pulitzer.É autor de romances fortemente psicológicos e simbólicos, cujas personagens vivem situações desesperadas, que retratam a decadência do Sul dos Estados Unidos.Em 2010, a Bertrand Editora publicou o livro Santuário.

Chancela: Bertrand Editora
Género: Ficção
Tradução de M. J. Fernandes
Nº de páginas: 232
PVP: 15,90€
Nas livrarias a 22 de Julho


Quando os lobos uivam - Aquilino Ribeiro

Sinopse:
Serra dos Milhafres, finais dos anos 40, o Estado Novo resolve impor aos beirões uma nova lei: Os terrenos baldios que sempre tinham sido utilizados para bem comunitário e onde essa comunidade retirava parte vital do seu sustento, seriam agora “expropriados” e utilizados para plantar pinheiros. Emerge um clima de medo nas pessoas e é esse clima que Manuel Louvadeus, que havia emigrado para o Brasil anos antes, vem encontrar quando regressa à aldeia.
Agora um Homem vivido e culto, Manuel tem uma visão e um sentido de justiça que rapidamente o fazem cair nas boas graças do povo. Toma então parte da sua gente, homens honestos e humildes que trabalham de sol a sol mas que não deixam de viver em condições miseráveis. A revolta acaba por suceder e tudo acaba numa caçada aos homens por parte da polícia que leva muitos deles à prisão acusados de serem instigadores e cérebros da revolta. O Estado mostra então todo o seu esplendoroso poder. Aqui representada está a saga dos beirões na defesa dos terrenos baldios perante a ditadura do Estado Novo.
 
Sobre o autor:
Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta no ano de 1885 e morreu em Lisboa em 1963.
Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários partilhando com Fernando Pessoa, no dizer de Óscar Lopes, o primado das letras portuguesas do século XX. Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de Abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, quando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em Setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.

Chancela: Bertrand Editora

Colecção: Obras de Aquilino Ribeiro
Género: Grandes Romances
Nº de páginas: 248
PVP: 15,90€
Nas livrarias a 22 de Julho

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Oficina do Livro convida: "Super Poker - Manuel Riscado"

Novidades da Guerra & Paz: Nova edição do livro de estreia de Álvaro Santos Pereira

Os mitos da economia portuguesa - Álvaro Santos Pereira


O livro que revela as ideias do actual Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, já está nas livrarias, com nova edição.

Os Mitos da Economia Portuguesa vem diagnosticar os males da economia nacional, de uma forma acessível a todas as pessoas - e não apenas aos economistas. Vivemos mesmo «a maior crise da história»? Porque é que temos tantos doutores e engenheiros mas a produtividade não cresce? Só nos restará emigrar?

Neste livro, com prefácio de Nicolau Santos, Álvaro Santos Pereira decifra o economês recorrente e desmistifca grandes questões nacionais, como o porquê de os economistas falharem (quase sempre) as suas previsões.

Saiba mais sobre o livro aqui .
 

Novidades Esfera dos Livros: "Pelo coração de Portugal - João Baião"

Pelo coração de Portugal - João Baião


A Esfera dos livros convidou o apresentador João Baião para nos contar as suas experiências e vivências por terras de Portugal. O resultado é este livro, um guia que nos transporta desde o Alentejo aos caminhos de Lisboa e Vale do Tejo, do Centro até ao Norte, passando pelo Algarve e pelas ilhas da Madeira e Açores.

João Baião fala-nos da história de cada região, das suas lendas, descobre os pratos tradicionais, aponta os monumentos que merecem ser visitados, e conta-nos os segredos de cada localidade.

Um convite irrecusável para descobrir o nosso Portugal. Aproveite esta oportunidade para falar com o autor e descubra o Portugal de João Baião.

Sinopse:
«Tenho Portugal no meu coração! Ao longo dos anos a minha profissão tem-me levado a quase todas as terras do meu país. Como apresentador de televisão, de espectáculos de variedades ou como actor, quando as peças em que participo percorrem diferentes localidades. Gosto de viajar, de conhecer os cantos e recantos deste meu país. E, de cada vez que saio de casa e me lanço pelas estradas de Portugal, surpreendo-me. Porque encontro um novo restaurante com um petisco que não conhecia, porque uma senhora me conta a história do sítio onde estou, encontro uma paisagem que me rouba o pensamento durante alguns minutos, uma fã do meu trabalho que me tece um carinhoso elogio e me dá forças para continuar a trabalhar, porque participo numa festa tradicional ou romaria com gosto, porque paro para beber um café e para além da bica ouço várias estórias de vida que me enchem o coração, porque alguém partilha uma lenda que me diverte e me enriquece, uma anedota que me arranca gargalhadas, ou porque sou ofertado com uma lembrança da terra que guardo com todo o carinho…» Por tudo isto, João Baião decidiu escrever este livro, onde relata as suas experiências e vivências por terras de Portugal.

Sobre o autor:
João Baião, figura popular da televisão portuguesa, apresentou programas que atingiram grandes níveis de audiências como Big Show Sic, Sábado à Noite/RTP Vamos à Revista/RTP, João Baião/RTP, Campeões Nacionais/SIC; participando também em Grande Noite e Cabaret, ambos de Filipe La Féria para a RTP1. Para televisão, como actor, participou em muitos programas e séries. No cinema participou nos filmes Le Terreur du Midi e O Miradouro da Lua. No teatro interpretou várias peças de autores como Bertolt Brecht - A Mãe Coragem e Happy End; Shakespeare - Romeu e Julieta, José Saramago - A Segunda vida de Francisco de Assis, entre outras. Integrou o elenco de alguns espectáculos de Filipe La Féria no Teatro Politeama e participou em várias revistas. Actualmente apresenta o programa televisivo Portugal no Coração e encenou e protagoniza o espectáculo A Casa da Fama que está em cena nas principais salas do país.

A Oficina do Livro convida: "Endereço desconhecido: Tiago Salazar"

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Passatempo O Verão não é o mesmo sem um livro! - Resultados


O Passatempo "O Verão não é o mesmo sem um livro!" chegou ao fim.
A frase vencedora foi:

"Este Verão, com o apoio da Civilização e da Conspiração de Letras, já posso ir bem acompanhada para todo o lado...quer seja na praia, no mar ou na piscina, com a protecção de livro que vou ganhar, não há quem pare os meus livros de gozarem também umas férias ao meu lado"

A feliz contemplada com uma capa de protecção verde é:

Carina Alexandra Lourenço Bota - Mem Martins

Esperamos que este prémio seja bastante útil e que os livros fiquem bem protegidos.

Para além de publicados aqui, os resultados serão comunicados ao vencedor por e-mail.

Caso o vencedor não responda ao mail de notificação no prazo de uma semana será seleccionado um outro vencedor.

Por último, um agradecimento especial à Civilização Editora pelo apoio na realização deste passatempo.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Novidades Clube do Autor: "Encontros Marcados - Gonçalo Cadilhe"

Encontros Marcados - Gonçalo Cadilhe

Por que razão a canção “Song for Sharon”, de Joni Mitchell, é tão especial para Gonçalo Cadilhe?
Qual o significado do livro As Cidades Invisíveis no percurso do 
escritor-viajante?
Que importância tiveram os escuteiros na sua vida?

As respostas a estas e a tantas outras perguntas estão no novo livro do escritor, Encontros Marcados. Neste seu regresso às livrarias nacionais, Gonçalo Cadilhe revela as circunstâncias que o tornaram o maior viajante português da actualidade e desvenda alguns dos momentos marcantes que lhe incutiram e continuam a incutir o gosto pela aventura e pelo desconhecido.

Da primeira viagem sem os pais, numa saída dos escuteiros, à tomada de decisão quanto ao rumo a seguir terminado o curso de Gestão, Gonçalo Cadilhe recupera neste livro memórias antigas, conversas que o transformaram enquanto ser humano, episódios nunca narrados, objectos que fazem parte do seu passado enquanto escritor e enquanto viajante.

Pelo meio, mais de duas dezenas de fotografias ilustram os momentos relatados. Malaca, Xi’an, Huahine, Banguecoque são aqui revisitadas assim como o são a Figueira da Foz, Coimbra e Cantanhede. Encontros Marcados não é, porém, apenas mais um livro de viagens, é o desvendar da força do destino por detrás da longa jornada que é a vida.

«O livro que segue tem implícito um dos maiores mistérios da Humanidade: o da nossa própria vida se tivéssemos sido outra pessoa. Ao olharmos para o que somos, não podemos acreditar que esta era a única possibilidade que tínhamos. Desde os traumas da primeira infância, que nem recordamos, mas que nos fazem ter claustrofobia, agorafobia, pavor dos ratos ou, no meu caso, nojo da cebola crua; às desilusões de amor ou às vitórias desportivas da escola primária; passando pela letra de uma canção; as sugestões de um livro; ou uma máxima que recebemos de um professor universitário; entre tantos, tantos outros exemplos, tudo terá deixado a sua impressão sentimental no conjunto homeopático que nos constitui.» Gonçalo Cadilhe, in Nota Introdutória

Sobre o autor:
Tudo sobre o autor e as suas obras em http://www.goncalocadilhe.com/.

Encontros Marcados
PVP: 13,95 €
156 Páginas + 16 páginas de extratextos

Novidades Porto Editora: "A 19ª Esposa - David Ebershoff"

A 19ª Esposa - David Ebershoff

Sinopse:
Os mistérios da Fé encobrem, por vezes, segredos terríveis. No seio de uma seita poligâmica do século XIX, Ann Eliza, a 19.ª esposa do líder e profeta da sua igreja, ousa revoltar-se contra os abusos sofridos pelas mulheres da comunidade em nome da religião. Dois séculos depois, Jordan Scott, um jovem expulso pela sua seita, regressa ao mundo que o baniu para descobrir a verdade por detrás do assassinato do pai, crime de que a sua esposa n.º 19 é injustamente acusada. Alternando magistralmente as duas histórias, David Ebershoff revela-nos os segredos que assombram uma das comunidades religiosas mais misteriosas e poderosas dos últimos séculos.
Leia as primeiras páginas AQUI.

Sobre o autor:
David Ebershoff lecionou Escrita Criativa nas universidades de Nova Iorque e de Princeton e é atualmente professor no curso de pós-graduação em Literatura na Universidade de Columbia.
É também editor da Random House, nos EUA, e reside em Nova Iorque.
As obras do autor têm merecido a aclamação da crítica e estão traduzidas em 18 línguas.
No final de 2010, a Porto Editora publicou A rapariga dinamarquesa, a primeira obra de David Ebershoff.
A 19.ª Esposa foi finalista de vários prémios literários: Utah Book Award, Galaxy British Book Award e Ferro-Grumley Award.

Títulos: A 19.ª Esposa
Autor: David Ebershoff
Tradução: Luís Miguel Coutinho
Págs: 534
Capa: mole com badanas
PVP: 17,90 €

 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Casa das Letras convida: A Opereta dos Vadios - Francisco Moita Flores

Novidades Clube do Autor: África Minha - Karen Blixen

África Minha - Karen Blixen


«Em "África Minha", à boa maneira africana, Karen Blixen deixa-nos redescobrir o gosto de ouvir contar uma história.» António Marujo, Público


Sinopse:
Hino a África e à vastidão das suas paisagens, retrato perfeito das cores, cheiros e gentes africanas, obra de culto, já muito se escreveu sobre África Minha. Mais do que um livro de memórias da autora, trata-se de uma homenagem a todo um continente.
Na obra, Karen Blixen descreve com detalhe os hábitos, culturas e rituais de somalis, massais e kikuius, por um lado, e o colonialismo inglês na África Oriental, tanto na perspectiva institucional como social, por outro. A isto se junta o retrato de um modo de vida em comunhão com a natureza e com aquilo que há de mais primitivo na humanidade e eis algumas das razões pelas quais o livro se transformou numa referência literária mundial.
Adaptado ao cinema por Sydney Pollack em 1985, com Meryl Streep e Robert Redfort nos papéis principais, também o filme alcançou o epíteto de uma das mais belas e comoventes películas da história do cinema.
Em Sombras no Capim, a continuação da história da autora na Quénia, Karen Blixen retoma a história cativante da sua vida no Quénia iniciada em África Minha. Com afecto e sensibilidade, estas histórias iluminam o seu amor tanto pelos africanos, pela sua dignidade e tradições, quanto pela beleza e exuberância das paisagens. Sombras no Capim é, assim, um capítulo final na apaixonante história de Karen Blixen sobre África.

Sobre a autora:
Karen Blixen nasceu em 1885 na Dinamarca, de uma família nobre, e com o marido (Bror Blixen) partiu para Nairobi, onde em 1914 iniciaram uma plantação de café. Separou-se do marido em 1921 e manteve-se à frente da fazenda, com a ajuda do irmão Thomas durante os dois primeiros anos, e sozinha nos restantes oito. Neste período, Denys Finch Hatton viveu com Karen na fazenda.
Em 1931, falida a fazenda, e morto o companheiro num acidente de aviação, regressou à Europa. É na Europa que publica toda a sua obra, que para além de África Minha (1937) inclui Sete Contos Góticos (1934), Sombras no Capim (1960) e Anecdotes of Destiny (1958), de onde foi extraído o conto em que se baseia o filme A Festa de Babette (1987) do realizador dinamarquês Gabriel Axel. Karen Blixen morreu em 1962. As Cartas de África foram editadas postumamente, em 1981.

África Minha + Sombras no Capim
Tradução de Ana Falcão Bastos e Cláudia Brito
PVP: 16,90 €
436 Páginas

 

Novidades Babel: Polícias à portuguesa - Fernando Contumélias e Mário Contumélias

Polícias à portuguesa - Fernando Contumélias e Mário Contumélias

Novidades Oficina do Livro: Verão na Cidade - Candace Bushnell

Verão na Cidade - Candace Bushnell

Sobre o livro:
Carrie Bradshaw vai para a grande cidade frequentar um curso de escrita, dado por um professor famoso. Vive deslumbrada com a vida em Nova Iorque mas as desilusões sucedem-se. À medida que vai penetrando nos meandros da vida citadina, começa a travar conhecimento com aquelas que serão as grandes amigas na sua idade adulta.
Primeiro, conhece Samantha, depois Miranda. Escreve uma peça de teatro, que não tem ponta por onde se lhe pegue. Apaixona-se por um homem mais velho que, ao saber que ela faz 18 anos nesse dia, foge literalmente da cama e a põe na rua. Acaba por perder a virgindade nesse mesmo dia, com um colega da mesma idade. O Verão acaba e Carrie regressa a casa, uma vez que não arranjou maneira de ficar em Nova Iorque. Vai no comboio quando…
Querem ver que vamos ter um terceiro romance?

Sobre a autora:
Candace Bushnell nasceu em Glastonbury, no Connecticut, e frequentou a Universidade de Houston.
A sua crónica «Sexo e a Cidade» no New York Observer criou um impacto tal que se transformou, sucessivamente, num bestseller literário, numa série televisiva de sucesso e num filme com êxito mundial.
Conhecida e falada no mundo inteiro, Candace Bushnell é, ainda, autora dos romances 4 Loiras, Loira de Luxo e Saltos Altos, este último também adaptado à televisão, todos editados pela Oficina do Livro. O Diário de Carrie é o primeiro de dois volumes sobre a juventude e início de carreira de Carrie Bradshaw.

PVP 15,90 €
392 págs.                                                      
Nas livrarias a 11 de Julho

terça-feira, 5 de julho de 2011

Passatempo Antes de Adormecer - Resultados



Após uma criteriosa análise de todas as participações neste passatempo, seleccionamos o seguinte comentário:

Memórias. Loucas memórias que agora não recordas. Descabidas lembranças que agora fugiram. Acorda, pois a manhã já raia, e o sol já estremece os lençóis. O suor escorre-te na pele, mas não te recordas quem é.
Não sei quem sou, mas o que sou.
Lembro-me que acordei, logo sobrevivi. Contempla o espaço, vive o momento.
Sou eu, a Amnésia.

O autor deste comentário, e portanto o vencedor é:

Sandro Martins Branco - Aveiro

Para além de publicados aqui, os resultados serão comunicados ao vencedor por e-mail.

Caso o vencedor não responda ao mail de notificação no prazo de uma semana será seleccionado um outro vencedor.

Por último, um agradecimento especial à Civilização Editora pelo apoio na realização deste passatempo.

Novidades Civilização Editora: Uma questão de atração - David Nichols

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Berlim Alexander-Platz - Alfred Döblin

Gosto de passar algum tempo na Internet à procura de novidades literárias e de recensões sobre livros de que não possuo grande informação. Foi numa dessas pesquisas que descobri que este "Berlim Alexander-Platz". Constava numa listagem dos 100 livros mais importantes de sempre. Li a sinopse e desde logo despertei interesse pela obra.

Aliado a este interesse poderá estar o facto de nutrir algum interesse na história da Alemanha do século passado. Assim, Berlim Alexander-Platz não revela apenas a história de Franz Biberkopf, mas também toda a conjuntura da grande cidade que já era Berlim no final dos anos 20.

No que respeita a Franz Biberkopf, trata-se de um homem robusto que durante algum tempo foi trabalhador dos cimentos e mais tarde arrumador de mobílias. A vida nem sempre lhe correu bem, cumpriu pena na prisão de Tegel por ter morto uma antiga namorada, da qual fez prostituta, e é precisamente quando abandona este estabelecimento prisional se inicia este livro. Franz pretende reconciliar-se com a vida, ser uma pessoa honesta e até certa altura consegue-o, mas mais uma vez a vida se encarrega de lhe mostrar que não basta querer.

Alfred Döblin tem nesta obra um trabalho notável e disso parece não haver dúvidas. A forma como descreve a cidade, as suas movimentações, os seus meandros, mostram a qualidade do narrador de uma forma que não se limita a ser descritiva. O enquadramento de uma taberna pode ser feito através de diálogos entre duas personagens que podem nada ter a ver com o resto da história. A facilidade com que muda de cenários faz algumas vezes lembrar António Lobo Antunes, transportando-nos de uma cena de assassínio real para o matadouro da cidade.

A condição humana da personagem também é exemplarmente explorada. Os diversos estados de espírito pelos quais a personagem vai passando proporcionam ao leitor momentos de alegria ou de ansiedade tal é a entrega da narrativa.

Ainda assim, devo alertar que a leitura desta obra nem sempre é fácil. Há alturas em que flui de forma normal, mas em contraste, há alturas em que densifica e pareceu-me que estava a patinar. É portanto uma bela obra para quem gosta de ler. Se está a iniciar-se na leitura, a minha sugestão é: escolha outra...

Págs. 592
Ref. ISBN: 978-972-20-4033-4
Editora: Publicações Dom Quixote

Passatempo O Verão não é o mesmo sem um livro!

O passatempo que hoje se inicia é um pouco diferente dos outros passatempos que temos promovido aqui no blogue.

A Civilização Editora, neste Verão, irá procurar oferecer aos leitores algo diferenciador, destacando-se das normais promoções “leve 2 pague 1”, “oferta do segundo livro”, ou a simples “redução de preço”. A oferta de Verão da Civilização em 2011, procura valorizar o produto (cultural) livro, protegendo-o do ambiente (de praia) do Verão, de uma forma divertida! Sendo assim, a Civilização propõe, que na compra de um livro da Civilização em campanha (ficção de Adulto e Infanto-juvenil), o leitor receba uma divertida capa protectora de livro.

Aqui no blogue, terá oportunidade de ganhar uma destas capas protectoras, de cor verde (diferente das cores que vão ser oferecidas nas lojas: Rosa, Azul e Amarelo).


O desafio é simples: fazer uma frase com as seguintes palavras: Conspiração da Letras + Protecção de livro + Verão + Civilização. A melhor será a vencedora do prémio.
Este passatempo tem o apoio da Civilização Editora, e decorre até ao final do dia 11 de Julho de 2011. As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.
Boa sorte!