sábado, 31 de março de 2012

Novidades Casa das Letras: A Demanda de D. Fuas Bragatela - Paulo Moreiras

A Demanda de D. Fuas Bragatela - Paulo Moreiras

Nascido em Trancoso no dia em que D. Dinis dava os últimos suspiros, D. Fuas Bragatela estava destinado a ser alfaiate, mas nele outros sonhos fervilhavam. Saiu, por isso, de casa muito novo, serviu a vários amos (com quem nada aprendeu senão os rigores da vida) e, depois de muitas peripécias, acabou a combater na batalha do Salado, donde não trouxe honra nem glória, apenas uma fome dos diabos. Arribou seguidamente a Salamanca, fazendo-se passar por licenciado em Medicina, e regressou à pátria com o cheiro da peste colado às narinas. Mas foi então que descobriu a demanda da sua vida: um dos maiores tesouros da Cristandade...

Primeira edição na Casa das Letras.
Nas livrarias a 7 de Abril.

Novidades Teorema: O Intrínseco de Manolo - João Rebecho Pais

O Intrínseco de Manolo - João Rebecho Pais


Na aldeia alentejana de Cousa Vã — vizinha da espanhola Ciudad del Sol — o nome de Manolo anda nas bocas escancaradas dos que passam as tardes na tasca a aviar minis, quiçá para que ninguém repare no que realmente se passa em suas casas — e talvez seja melhor assim. É, porém, facto indesmentível que Maria tem o hábito de desaparecer às sextas-feiras — e isso basta para que a mediocridade omnipresente faça do marido um adornado e da chacota um estranho alívio para a dureza dos dias.
Com um trabalho notável na composição das figuras e uma recuperação inteligente da linguagem popular de um Alentejo quase mítico, João Rebocho Pais estreia-se na ficção com um romance terno, mágico e, ocasionalmente, escatológico sobre o poder da excepção sobre a regra.
Nas Livrarias a 28 de Abril.

Novidades Dom Quxote: Lançamentos em Abril

Nada está escrito - Manuel Alegre

Manuel Alegre volta, neste novo livro, a confrontar a sua poesia com as grandes questões: o sentido da vida e as incertezas, interrogações e angústias deste nosso tempo. Uma poesia, nas palavras de Frederico Lourenço, que “não esconde o sofrimento e a dor da existência humana, mas que nunca aceita a resignação ou o pessimismo”. Um novo poema de Manuel Alegre, diz Lourenço, ”afigura-se-nos sempre como um fenómeno incrível de originalidade. 
Nas livrarias a 7 de Abril.



 O Tempo Envelhece Depressa - Antonio Tabbuchi

Todas as personagens deste livro parecem estar empenhadas numa confrontação com o Tempo: o tempo dos acontecimentos que viveram ou estão a viver e o tempo da memória ou da consciência. Mas é como se uma tempestade de areia se tivesse levantado nas suas clepsidras: o tempo foge e detém-se, gira sobre si próprio, esconde-se, reaparece a pedir contas.
Sensível às convulsões da História recente, Antonio Tabucchi mede-se com o nosso Tempo «desnorteado», em que os ponteiros do relógio da nossa consciência parecem indicar uma hora diferente daquela que vivemos.
Nas livrarias a 7 de Abril.


 Caligrafia dos  Sonhos - Juan Marsé

Em meados dos anos quarenta, Ringo é um rapazinho de quinze anos que passa as horas mortas no bar da senhora Paquita, movendo os dedos sobre a mesa, como se praticasse as lições de piano que a família já não lhe pode pagar. Nessa taberna do bairro de Gracia, o miúdo é testemunha da história de amor de Vicky Mir e do senhor Alonso: ela, uma mulher entrada em anos e abundante de carnes, massagista de profissão, ingénua e apaixonadiça; ele, um cinquentão garboso que acabou por se instalar em sua casa. Ali vivem, junto de Violeta, a filha da senhora Mir, até que sucede algo inesperado: um domingo à tarde, Vicky deita-se nas linhas mortas de um elétrico tentando um suicídio impossível e patético, e o senhor Alonso desaparece para não voltar. 

Prefácio de António Lobo Antunes.
Nas livrarias a 21 de Abril.


 Um Espião Perfeito - John le Carré

«Magnus Pym», explicou um dia John le Carré, «é o arquétipo do agente duplo que existe em cada um de nós.» E é bem provável que esta seja, de facto, a chave para a compreensão de Um Espião Perfeito, unanimemente reconhecido pela crítica como a mais importante e a mais autobiográfica das obras do autor.
Publicado em 1986, Um Espião Perfeito rapidamente foi aclamado como um livro superior e tornou-se um imenso sucesso em todos os países onde foi editado.
Nas livrarias a 14 de Abril.





O Testamento Final da Bíblia Sagrada - James Frey

O que faria se descobrisse que o Messias estava vivo? A viver em Nova Iorque. Se o encontrasse acreditaria n’Ele?
James Frey não é como os outros escritores. Já foi chamado de mentiroso, vigarista, burlão. Já foi chamado de salvador, revolucionário, génio. Devido às suas polémicas, já foi processado por leitores, abandonado por editoras, repreendido na televisão e condenado pelos media. Já foi forçado a exilar-se e a esconder-se. Mas ele é também um autêntico fenómeno editorial, publicado em trinta e nove línguas e adorado pelos seus leitores. E o que assusta verdadeiramente as pessoas é o facto de ele brincar com a verdade; essa linha ténue entre facto e ficção.
Esta é a sua obra mais controversa e será adaptada ao cinema.
Nas livrarias a 21 de Abril.


As Três Vidas - João Tordo

Passando pelo Alentejo, por Lisboa e por Nova Iorque em plenos anos oitenta – época de todas as ganâncias – e cruzando a história sangrenta do século xx com a das personagens, As Três Vidas é, simultaneamente, uma viagem de autodescoberta através do «outro» e a história da paixão do narrador por Camila, a neta mais velha de Millhouse Pascal, e do destino secreto que a aguarda; que estará, tal como o do avô, inexoravelmente ligado à sorte de um mundo que ameaça, a qualquer momento, resvalar da corda bamba em que se sustém.
Primeira Edição na D. Quixote.
Nas Livrarias a 14 de Abril.


Novidades Porto Editora: O outro amor da vida dele - Dorothy Koomson

O outro amor da vida dele - Dorothy Koomson

Sinopse:
Está a viver o amor com que sempre sonhou?
Libby tem uma vida perfeita com um marido maravilhoso e uma casa enorme em frente à praia. Mas, aos poucos, começa a duvidar do amor de Jack e não acredita que ele tenha realmente superado a morte da primeira mulher, Eve.
Quando o destino interfere na relação de ambos, Libby sente necessidade de conhecer melhor o homem com quem se casou e a aparentemente perfeita Eve.
A jovem esposa descobre algumas verdades assustadoras sobre aquela família. Com receio das consequências, Libby começa a desconfiar que também ela terá o destino da primeira mulher que Jack amou…
Pode um novo amor apagar uma grande paixão?

Sobre a autora:
Dorothy Koomson é autora de sete romances, incluindo A filha da minha melhor amiga (no original, My Best Friend’s Girl), Pedaços de ternura (Marshmallows for Breakfast) e Bons sonhos, meu amor (Goodnight Beautiful), todos eles bestsellers já publicados em Portugal pela Porto Editora. O seu sexto romance, Um erro inocente (The Ice Cream Girls), alcançou o número dois nas tabelas dos livros mais vendidos e recebeu uma nomeação para os Galaxy National Book Awards de 2010.
A escritora vive na costa sul de Inglaterra, onde provavelmente se encontra encerrada no seu torreão a congeminar um novo romance.
Descubra mais em: www.dorothykoomson.co.uk

FICÇÃO 26/03/2012
Títulos: O outro amor da vida dele
Coleção: Dorothy Koomson
Tradução: Irene Ramalho
Págs: 448
Capa: mole com badanas
PVP: 16,60 €

Novidades Sextante Editora: A investigação - Philippe Claudel

A investigação - Philippe Claudel

Vencedor de prémios como o Goncourt e o Renaudot, Philippe Claudel vai integrar o catálogo da Sextante Editora a partir do dia 3 de abril, momento em que chega às livrarias A investigação.
Inspirado na vaga de suicídios ocorrida na France Telecom em 2009, o Investigador deste romance procura desvendar as causas que levaram os funcionários de uma grande empresa a porem fim à sua vida. Segundo François Busnel (L’Express), «Claudel mostra até que ponto a ficção consegue apreender a realidade».

Sobre o livro:
«Não é olhando que descobrirás.» Como pôde o Investigador adivinhar? Como pôde saber que esta investigação de rotina seria a última da sua vida?
Encarregado de descobrir as causas de uma onda de suicídios numa grande empresa, o Investigador sucumbe gradualmente à ansiedade. O hotel onde se instala é abrigo não só de turistas, como de gente deslocada e estranha. Na empresa onde investiga, ninguém o apoia e o clima é hostil. Terá caído numa armadilha, será vítima de um pesadelo demasiado real? Não consegue comer, beber ou dormir, e as suas perguntas só dão origem a mais perguntas. À medida que faz algumas descobertas, interroga-se se não se tornará ele na nova presa a ser esmagada por aquela máquina infernal. E começa a compreender a nossa impotência face a um mundo que nós próprios construímos e que conduz à nossa destruição.

Sobre o autor:
Philippe Claudel é o autor do bestseller Almas cinzentas, vencedor do Prémio Renaudot 2003, do Grande Prémio literário Elle 2004 e classificado como Livro do Ano pela revista Lire em 2003. Está traduzido em mais de 30 países. Em 2007, o seu romance O relatório de Brodeck foi galardoado com o Prémio Goncourt des lycéens. Realizou o filme Il y a longtemps que je t’aime, com Elsa Zylberstein e Kristin Scott Thomas, em 2008, vencedor de dois prémios César.

FICÇÃO 28/03/2012
Título: A investigação
Autor: Philippe Claudel
Tradução: Isabel St. Aubyn
Págs.: 144
PVP: € 15,50

Novidades Porto Editora: Guitarra para ToTós

Guitarra para ToTós

Fazer os vários acordes ou ler uma tablatura nunca foi tão fácil A Porto Editora acaba de publicar mais um volume da famosa coleção Para Totós (For Dummies, na versão original): Guitarra para Totós, um guia prático, que ensina todas as técnicas fundamentais. Os autores são os prestigiados Mark Phillips, diretor de música da Cherry Lane Music, e Jon Chappell, guitarrista. Entre outras coisas, Guitarra Para Totós ensina a preparar, afinar e manter o instrumento em bom estado, a utilizar as melhores técnicas, usando vários acordes e diferentes efeitos (como hammer-ons, bends, pull-offs e slides) e a tocar estilos variados (clássico, jazz, blues, rock…). Transmite ainda um pouco de história, dando a conhecer as principais guitarras e os melhores guitarristas de todos os tempos. Este livro inclui um CD áudio gratuito com 97 faixas de apoio aos exercícios e uma faixa com notas de afinação para ajudar a afinar a guitarra.

Sobre a colecção:
A coleção Para Totós caracteriza-se por um método de aprendizagem simples e divertido, bem como pelo carácter essencialmente prático, que não poupa no que toca a dar dicas e referências úteis.
Desde 1991, já se publicaram, em todo o mundo, mais de 1800 títulos e imprimiram-se mais de 250 milhões de livros. Estes números fazem da coleção For Dummies a mais reconhecida e reputada série de referência à escala mundial, traduzida para mais de 30 línguas.
A coleção Para Totós, da Porto Editora, conta já com 18 títulos, em áreas distintas do saber, como a informática e a tecnologia, os negócios, as línguas e agora a música, com este Guitarra Para Totós.

Título: Guitarra Para Totós
Autores: Mark Phillips, Jon Chappell
Coleção: Para Totós
Págs.: 400
Capa: mole
PVP: 22,00 €

sexta-feira, 30 de março de 2012

Resultados: Passatempo A Senhora da Magia


As Brumas de Avalon é um livro que contínua a despertar interesse.
Prova disso mesmo foi a excelente participação que o passatempo teve.

Desta vez estão de parabéns:

1- Isalina Patrícia Varela Tavares - Mem Martins
2- Alzira Maria da Silva Carneiro - Porto

Parabéns às vencedoras!

Para além de publicados aqui, os resultados serão comunicados aos vencedores por email.

Caso algum dos vencedores não responda ao email de notificação no prazo de uma semana será seleccionado um outro vencedor.
 
Mais uma vez agradecemos o apoio da Saída de Emergência na realização deste passatempo.

Obrigado ainda a todos os participantes.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Passatempo O Romancista Ingénuo e o Sentimental

Orhan Pamuk foi Prémio Nobel da Literatura em 2006 e por isso mesmo está dispensado de qualquer apresentação. Ainda assim, não resisto a dizer que se trata de um dos meus escritores de eleição da actualidade.

"O Romancista Ingénuo e o Sentimental" é a mais recente obra de Orhan Pamuk que a Editorial Presença trouxe até nós. Trata-se de um ensaio sobre o processo de criação literária e artística.

Sinopse:
Orhan Pamuk inspirou-se no ensaio de Schiller Sobre a Poesia Ingénua e a Sentimental  como tema para abordar múltiplas questões ligadas ao romance. Em O Romancista Ingénuo e o Sentimental, obra subtil e pessoal, Orhan Pamuk fascina-nos com a liberdade com que se move entre a cultura oriental e a ocidental ao falar-nos da sua própria experiência como autor e leitor dos romancistas que o apaixonaram e influenciaram, expondo as misteriosas ligações entre autor e leitor.

É um exemplar desta obra que temos para vos oferecer, com o apoio da Presença. Serão consideradas válidas participações feitas até ao final do dia 1 de Abril de 2012.

As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.
Boa sorte!

terça-feira, 20 de março de 2012

Novidades Alphabetum: À procura de um lugar - Fátima Marinho

À procura de um lugar - Fátima Marinho

Amanhã é DIA MUNDIAL DA TRISSOMIA 21

VICENTE PROCURA UM LUGAR NO DIA MUNDIAL DA TRISSOMIA 21

“À Procura de um Lugar” é um livro de Fátima Marinho, cujo protagonista é um menino com trissomia 21. “Sometimes, I feel like Superman”, diz Vicente

Parte das receitas do livro reverte para a
Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21


“O nascimento do Vicente transformou tudo e todos à sua volta. (…) Tinha trissomia 21. O dia do seu nascimento foi o acto inaugural de mil desafios, mas também o início de vidas maiores que se escondiam no conforto e na previsibilidade dos dias. Às vezes a felicidade veste-se de breu só para que o sol brilhe mais quando rompe a alva”. E assim começa não só a vida do protagonista, e, simultaneamente, narrador e ilustrador deste conto, como também o livro “À Procura de um Lugar”, da Alphabetum Edições Literárias. A obra baseia-se na realidade da  autora, Fátima Marinho, tia de um menino com trissomia 21 – uma deficiência genética que afeta, segundo se estima, um em cada 800 a 1.000 recém-nascidos, e que se recorda na terça-feira, 21 de março, Dia Mundial da Trissomia 21.


Parte das receitas do livro reverte para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21). Aliás, é o diretor clínico da instituição, Miguel Palha, que assina o prefácio, onde salienta: "A revelação, aos pais, de que o bebé tem estigmas de uma doença grave, deve ser feita pelo pediatra, em ambiente de estrita privacidade, e só após se ter estabelecido um bom vínculo afectivo entre os pais e o filho, por forma a reduzirem-se as possibilidades de rejeição... Muitos desses sentimentos inaugurais aparecem expressos em 'À Procura de um Lugar', que é também um convite à entrada no mundo da compreensão do que, à partida, surge como incompreensível. As crianças diferentes desafiam tudo, até a ternura."

"À Procura de um Lugar"foi a primeira obra de ficção de Fátima Marinho que, recentemente, lançou o seu terceiro livro, também pela Alphabetum Edições Literárias. Conta a história de Vicente, um menino com Trissomia 21, que transforma as vidas de todos os que o rodeiam.

Conhecem a trilogia "A Irmandade"?

A trilogia "A Irmandade" é uma edição da Civilização Editora da obra de maior relevo de Robyn Young. Este best seller que relata a história de Will Campbell, que atingiu maioridade entre conspiração, paixão, intrigas políticas e guerra.

Volume 1 - A Irmandade

Criado no seio da poderosa Ordem dos Templários, Will enfrenta um longo e sofrido período de aprendizagem às ordens do temperamental padre Everard, antes de conseguir tornar-se cavaleiro. Enquanto luta para sobreviver à rígida disciplina do Templo, Will tem de tentar perceber várias incógnitas: o seu próprio passado, o perigoso mistério que rodeia Everard e os sentimentos confusos que lhe desperta Elwen, a decidida jovem cujo caminho parece estar sempre a cruzar-se com o seu. Entretanto uma nova estrela se levanta no Oriente. O antigo escravo Baibars, um guerreiro impiedoso e um brilhante estratega, tornou-se um dos maiores generais e governantes do seu tempo. Perseguido pela sua vida passada, Baibars é conduzido por um desejo inabalável de libertar o seu povo dos invasores europeus. As duas histórias vão cruzar-se durante o extraordinário choque de civilizações a que no Ocidente se deu o nome de Cruzadas. O cavaleiro cristão enfrentará o guerreiro muçulmano numa luta que reflecte a ganância, a ambição e o fanatismo religioso que os move mas também a coragem, o amor e a fé.
ISBN  972-26-2460-1
EAN  9789722624602
495 páginas
Preço: 19,08 €


Volume 2 - A cruzada

Depois de no livro A Irmandade, Will Campbell ter atingido a maioridade entre conspiração, paixão e intriga, e após anos de derramamento de sangue, a Irmandade ajudou a estabelecer uma trégua entre Cristãos e Muçulmanos. Mas, Will teme agora que tenham sido traídos. O rei Edward de Inglaterra prometeu ao papa que lideraria uma nova Cruzada, enquanto no próprio Acre um conluio implacável de mercadores ocidentais, que especula em escravos e armamento, conspira para reacender as hostilidades na Terra Santa. Entretanto, no Egipto, o sultão Baibars é apanhado numa luta de poderes. À medida que a guerra toma forma, Will fica dividido entre o seu juramento como templário, o seu papel secreto na Irmandade e o seu dever para com Elwen, a amada com quem está proibido de casar. Will fica aprisionado no seio de uma devastadora teia de desilusão e destruição quando ele e os que o rodeiam se precipitam num dos mais dramáticos momentos da história. 

ISBN  9789722626255
EAN  9789722626255
524 páginas
Preço: 16,15 € 


Volume 3 - Requiem

Corre o ano de 1295, O império cristão na Terra Santa está em ruínas. De regresso a Paris, o cavaleiro templário Will Campbell está numa encruzilhada. Jurou ser fiel aos princípios da Anima Templi, uma irmandade secreta dentro da Ordem dos Templários, cujo objectivo é a paz – mas a paz parece cada vez mais impossível de alcançar. A Ordem forjou uma aliança com o inimigo de Will, o rei Eduardo da Inglaterra, comprometendo-se a financiar a guerra com a Escócia. Este pacto contra a sua terra natal abala profundamente a fé e a submissão de Will, levando-o até a descurar a sua relação com a filha. Rose, que acaba por se envolver numa relação perigosa. Will enfrenta agora uma escolha amarga: ficar com o Templo e lutar noutra guerra em que não acredita ou quebrar os votos e empreender a sua própria campanha pela paz. mesmo que isso signifique também lutar – pelos Escoceses. Apanhado no meio de um conflito sangrento, Will nem se apercebe da terrível ameaça que se prepara – no trono de França reina um monarca guerreiro cujo desejo de poder não conhece limites e que não se deterá perante nada para alcançar a sua desmesurada ambição.
ISBN  9789722624664
EAN  9789722624664
482 páginas
Preço: 17,15 €
 
Sobre a autora:
Robyn Young nasceu em Oxford, em 1975, e cresceu nas Midlands e no Devon. Desde cedo começou a escrever poesia, histórias e artigos para jornais que lhe valeram vários prémios de escrita. Trabalhou como organizadora de festivais, promotora musical, conselheira de investimentos e professora de escrita criativa. Tem um Mestrado em escrita criativa, feito na Universidade de Sussex e vive em Brighton. Aos 25 anos começou a escrever o seu primeiro romance: A Irmandade, que foi bestseller logo na semana do lançamento.

Novidades Porto Editora: Furacão - Laurent Gaudé

Furacão - Laurent Gaudé

Após A Porta dos Infernos, publicado em 2009, Laurent Gaudé regressa ao catálogo da Porto Editora com Furacão, um romance surpreendente e muito elogiado pela crítica que chega às livrarias no dia 29 de março.

Sobre o livro:
No coração da tempestade que devastou Nova Orleães, uma dezena de personagens enfrenta a fúria dos elementos, mas também a sua própria escuridão interior. Que resta ao ser humano quando as suas referências morais e sociais desaparecem por entre o caos e o medo de um cenário apocalíptico? Com Furacão, Laurent Gaudé oferece-nos uma espécie de ópera em que os solos das personagens se unem num amplo coro que nos transmite o grito da cidade abandonada à sua sorte. A gravidade da tragédia funde-se com a serenidade da fábula, para exaltar a fidelidade, a fraternidade, a comovente beleza dos que, apesar de tudo, permanecem de pé.
Primeiras páginas: AQUI

Sobre o autor:
Laurent Gaudé nasceu em Paris em 1972. Dramaturgo e romancista, obteve em 2004 o Prémio Goncourt com o romance O Sol dos Scorta. Publicado em 34 países, tem também traduzidos em Portugal os seus livros A Morte do Rei Tsongor (2002), Eldorado (2006) e Noite Dentro, Moçambique (2007), além de A Porta dos Infernos (2008), já publicado pela Porto Editora.

Título: Furacão
Autor: Laurent Gaudé
Tradutor: Isabel St. Aubyn
Págs: 160
PVP: 15,50 €

sábado, 17 de março de 2012

Passatempo A Senhora da Magia

As Brumas de Avalon regressa ao mercado português para dar a conhecer a uma nova geração esta história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.

Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança que salvará as Ilhas.
Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera…

Foi esta a receita para uma história de sucesso. É por isso com muito orgulho que, em parceria com a Saída de Emergência, temos para oferecer 2 exemplares desta obra. 

Serão consideradas válidas participações feitas até ao final do dia 25 de Março de 2012. 

Para responder às perguntas propostas, sugiro que leiam o excerto do livro disponível AQUI.
As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte!

Resultados: Passatempo Um erro inconfessável


Está na hora de conhecer os vencedores do passatempo "Um erro inconfessável" que decorreu com o apoio da Planeta.

Desta feita, os vencedores são do norte do país:

1 - Cátia Cristina Ferreira Carvalho - Guimarães
2 - Arnaldo António Teixeira de Oliveira Santos - Santo Tirso

Para além de publicados aqui, os resultados serão comunicados aos vencedores por email.

Caso algum dos vencedores não responda ao email de notificação no prazo de uma semana será seleccionado um outro vencedor.
 
Mais uma vez agradecemos o apoio da Planeta na realização deste passatempo.

Obrigado ainda a todos os participantes.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Resultados: Passatempo Isabel I de Inglaterra e o seu médico português


Está na hora de conhecer a vencedora do Passatempo Isabel I de Inglaterra e o seu médico português realizado com o apoio da Esfera dos Livros.

A vencedora foi:

Inês do Carmo Sanches Silva - Vendas de Azeitão


Para além de publicados aqui, os resultados serão comunicados aos vencedores por email.

Caso algum dos vencedores não responda ao email de notificação no prazo de uma semana será seleccionado um outro vencedor.
 
Mais uma vez agradecemos o apoio da Esfera dos Livros na realização deste passatempo.

Obrigado ainda a todos os participantes.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Novidades Asa: "À Procura de Alaska - John Green"

À Procura de Alaska - John Green

A ASA lança esta semana o livro À Procura de Alaska, de John Green. A obra conta a história de Miles Halter, um miúdo fascinado com “famosas últimas palavras” e cansado de viver no aconchego caseiro. Quando Miles vai parar a um colégio interno procurar aquilo a que o poeta François Rabelais chamava de o “Grande Talvez”, vai encontrar um outro universo do qual faz parte uma jovem chamada Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada… e completamente fascinante, Alaska atrai Miles para o seu labirinto e catapulta-o para esse “Grande Talvez” tão desejado. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas quando a tragédia lhe bate à porta, ele descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional. Nunca mais nada será como era.

«Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos – esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa.”

À Procura de Alaska valeu a John Green o prémio Michael L. Printz, em 2006, e faz parte do currículo de vários liceus e universidades Norte-americanas, estando traduzido em mais de 15 línguas.

Sobre o autor:
John Green é autor de vários bestsellers do jornal The New York Times. Recebeu os prémios Michael L. Printz Award e o Edgar Award e foi, por duas vezes, finalista do L.A. Times Book Prize. Os seus livros foram traduzidos em mais de vinte línguas. John é também o co-criador, com o seu irmão Hank, do vlogbrothers, uma série de vídeos on-line que já ultrapassaram as 200 milhões de visualizações. Pode ver esses vídeos e saber mais sobre John Green em www.johngreenbooks.com



ASA vai publicar The Fault in Our Stars, o livro sensação de John Green

Na semana em que lança em Portugal o primeiro livro de John Green – À Procura de Alaska – a ASA assegurou também os direitos de publicação em Portugal do livro deste mesmo autor que está a revolucionar a leitura jovem nos Estados Unidos – The Fault in Our Stars, ainda sem titulo em português, foi lançado em janeiro nos Estados Unidos da América e conquistou de imediato o nº 1 dos principais tops de vendas – incluindo os do jornal The New York Times, Wall Street Journal e USA Today. Nos E.U.A, a cobertura mediática em torno da publicação do livro está a ter um enorme impacto e os jornais apelidaram-no de “notável” e “perfeito”, enquanto o autor enche auditórios com milhares de fãs em êxtase – só na segunda quinzena de janeiro realizou mais de 16 sessões em livrarias, escolas e universidades americanas (confira aqui como reagem as plateias na presença do autor). Chamam-lhe “o menino bonito do multimédia” talvez pelo facto de se encarregar pessoalmente da promoção dos seus livros através das redes sociais - tem mais de um milhão de amigos no twitter.

Em Portugal, o primeiro sinal deste fenómeno chega esta semana com À Procura de Alaska mas o seu livro sensação, The Fault in Our Stars, será publicado pela ASA no último quadrimestre de 2012. Os direitos para filme foram já adquiridos pela Fox 2000 e a equipa responsável pela produção será a mesma que rodou a série Twilight…

Estoril Sol relança Prémios Literários em homenagem a Agustina Bessa-Luís e Fernando Namora

No valor de 25 mil euros
Estoril Sol relança Prémios Literários em homenagem
a Agustina Bessa-Luís e Fernando Namora


A Estoril-Sol volta a instituir, este ano, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e o Prémio Literário Fernando Namora, em homenagem aos dois grandes escritores. O júri, comum aos dois Prémios, será presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.

O Prémio Literário Revelação, lançado no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril-Sol, no valor de 25 mil euros, propõe-se distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos.

Para Mário Assis Ferreira, presidente da Estoril Sol “Trata-se de um verdadeiro desafio para jovens escritores com potencialidades, e ainda desconhecidos”. Ademais, é uma oportunidade singular já que, à partida, o romance vencedor tem a edição assegurada.

Recorde-se que o romance vencedor do Prémio Literário Revelação do ano passado, que leva o nome de Agustina, foi Trás-os-Montes, de Tiago Ribeiro Patricio, que será lançado em breve pela Gradiva, que mantém uma parceria com a Estoril Sol desde o lançamento deste projecto.

Juntamente com o Prémio Literário Revelação, destinado a dinamizar as Letras portuguesas, é mantido o Prémio Literário Fernando Namora, instituído regularmente desde 1988, e cujo Júri foi presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís.

O Prémio Literário Fernando Namora, reservado a romances publicados, agora com periodicidade anual, repete-se em 2012, também com o valor de 25 mil euros. Recorde-se que foi Gonçalo M. Tavares , com o seu romance Uma Viagem à Índia, o vencedor no ano passado.

Ao enquadrar a continuidade de ambos os Prémios, Mário Assis Ferreira enfatiza que “apesar das circunstâncias adversas que são bem conhecidas e do imperativo de austeridade que se tem colocado, e continuará a colocar-se , nos tempos mais próximos , no quotidiano dos Portugueses – agravando, decerto, a já acentuada quebra de receitas nos espaços de Jogo que integram a nossa concessão - , entendeu a Estoril-Sol que não deveria suspender a atribuição regular dos seus Prémios Literários, tendo presente o contributo cultural , que assumimos com orgulho, de valorizar e distinguir assim a melhor produção literária portuguesa” .

A recepção de originais para a 5ª edição do Prémio Literário Revelação terminará em 25 de Maio próximo, de acordo com o respectivo Regulamento. Para a 15ª edição do Prémio Literário Fernando Namora o prazo de recepção de romances publicados em 2011 expira a 30 de Abril.

ASA publica em Portugal a nova coleção O Principezinho


A ASA está a publicar a coleção criada em França que põe o personagem criado por Saint-Exupéry a viajar por novos planetas e em novas aventuras. Os livros acompanham uma série de TV infanto-juvenil de grande sucesso em França e que chegou à televisão portuguesa no passado fim-de-semana, na RTP2.

Depois da publicação, o ano passado, dos primeiros livros desta coleção – O Planeta do Tempo e O Planeta do Pássaro de Fogo, a ASA orgulha-se de dar continuidade a este projeto único e acaba de lançar mais dois livros baseados na série televisiva: O Planeta dos Eólios e O Planeta da Música.

Após o eterno êxito da obra original de Antoine de Saint-Exupéry, as viagens do Principezinho continuam galáxia fora. Com uma imagem renovada mas sem perder o toque poético dos desenhos do próprio autor, reconhecidos em todo o mundo, O Principezinho apresenta-se agora numa série televisiva em 3D e em alta definição.

Na senda da inovação tecnológica, os livros desta série incluem um código que permite aos utilizadores de smartphones navegarem diretamente para a página do Facebook d’O Principezinho.

Sobre os dois novos livros:
Em O Planeta da Música nada corre bem aos Musicalis, o povo da Música, desde que a sua diva, Eufonia, está mergulhada num profundo e misterioso desgosto. A missão do Principezinho e da Raposa afigura-se difícil: cabe-lhes devolver a Eufonia a alegria de viver e evitar que os Musicalis entrem em guerra com os seus rivais, os Floralis.
N’ O Planeta dos Eólios, sempre que o vento amaina, os seus habitantes deixam de poder aquecer o seu planeta. Para impedir que o gelo o cubra totalmente, o Principezinho e a Raposa não têm um minuto a perder! Mas, nesta corrida contra o tempo, o Governador dos Ventos, que detém o controlo da cidade, será um aliado ou um inimigo?

Sobre O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry:
O livro O Principezinho foi traduzida para 250 línguas e dialetos e é a obra mais traduzida do mundo a seguir à Bíblia. Trata-se de um fenómeno à escala planetária – 140 milhões de exemplares vendidos em todo o planeta desde 1943, data de lançamento da edição original. Ainda hoje se mantém regularmente nas listas dos 10 livros infantis mais vendidos de vários países nos 5 continentes.
O Principezinho é intergeracional, colocando adultos e crianças numa plataforma de entendimento, e acessível a todos, independentemente do sexo, da nacionalidade, da religião, dos hábitos…. A obra está intimamente ligada a valores como o sentido da responsabilidade, a partilha de laços de amor e amizade, a tolerância e o respeito pelo outro, a vontade de aprender e saber sempre mais, a inteligência emocional e a sensibilidade, a procura de rumo(s) e objetivo(s) de vida, o ver para lá da aparência…
A história coloca o leitor, seja qual for a sua idade, perante as dicotomias universais: a beleza versus a passagem do tempo, a felicidade versus a adversidade, o visível versus o invisível, as viagens interiores versus as viagens pelo mundo, os mistérios da vida versus os mistérios da morte…

domingo, 4 de março de 2012

Passatempo Um erro inconfessável

Depois do sucesso de Uma Aposta Perversa, Lições de Sedução e Um Homem Imoral, chega agora o novo romance de Emma Wildes, uma combinação perfeita entre sensualidade e erotismo.

Um erro inconfessável é assim o mais recente romance Emma Wildes editado pela Planeta. Temos dois exemplares para vos oferecer. Serão consideradas válidas participações feitas até ao final do dia 11 de Março de 2012.

Para poder ser vencedor deste passatempo terá de ser seguidor activo do blogue Conspiração das Letras. Caso ainda não seja, poderá fazê-lo na caixa de "Seguidores da Conspiração" existente na Página Inicial.

As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.
  
Boa sorte!