quinta-feira, 26 de julho de 2012

Caderneta de cromos – Nuno Markl

Já há muitos anos que acompanho o trabalho de Nuno Markl. Sou seu fã desde “O homem que mordeu o cão”, que tantas vezes me acompanhou a caminho da faculdade. Um programa da Rádio Comercial que contava ainda com Ana Lamy e José Carlos Malato.

Passados alguns anos, eis que volta Nuno Markl a fazer-me companhia. Desta vez a caminho do trabalho. O novo programa chama-se “Caderneta de Cromos” e tem o dom de me fazer viajar ao volante do meu automóvel pelas memórias dos anos 80. Uma viagem “dentro” de outra viagem. Para além do próprio Nuno Markl, fazem ainda parte do programa Pedro Ribeiro, Vanda Miranda e Vasco Palmeirim. Quando ouvi o primeiro cromo, em poucos segundos fiquei fã da música de David Fonseca que dá início ao programa. Poucos minutos depois já era fã da caderneta e ao fim alguns dias já era comum chegar ao trabalho e ter os colegas a falar sobre o cromo do dia.

Para quem nunca ouviu na rádio, a Caderneta é um flashback aos anos 80. Desde músicas, filmes, comidas, objetos, tudo o que marcou esta década tem lugar na caderneta. Quem não se lembra das praias portuguesas terem uma bola de Nívea que servia de ponto de encontro? Quem não trauteou o Chico Fininho? Quem não viu o Rambo?

O livro é a transcrição destes programas e garanto-vos é impossível lê-lo sem ter um sorriso atrás da orelha. Cada cromo funciona quase como uma injeção de boa disposição. Por isso mesmo optei por ir lendo um cromo de vez em quando, à semelhança das originais cadernetas em que se iam obtendo os cromos a pouco e pouco.

Nuno Markl é um excelente contador de histórias e nesta temática joga em casa. Sente-se que conhece bem cada um dos cromos e fala deles com carinho e saudade. Este livro faz as delícias de todos os que se encontram entre os 30 e os 40 anos, mas mesmo quem não viveu nos anos oitenta facilmente se apaixona pelas suas histórias.

Vou apenas destacar um cromo, “Videoclubes”, pois acho um excelente exemplo do que o livro tem para oferecer. Assim, aconselho que caso passem numa livraria leiam este cromo. 
 
Págs. 221
Ref. ISBN: 978-989-672-044-5
Editora: Objectiva

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Resultados: Passatempo O Bairro


Há fases em que a nossa vida anda tão agitada, que acabamos por nem ter tempo para fazer-mos algumas das coisas que mais gostamos.
Esta reflexão não é uma desculpa, mas sim um pedido de desculpa pela demora na publicação destes resultados.

Vamos então conhecer o vencedor:

António José Alves - Aveiro

Parabéns!
Para além de publicados aqui, os resultados serão comunicados aos vencedores por email.

Caso algum dos vencedores não responda ao email de notificação no prazo de uma semana será seleccionado um outro vencedor.
Mais uma vez agradecemos o apoio da Oficina do Livro na realização deste passatempo.

Obrigado ainda a todos os participantes.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O projeto Atena - Brad Thor

Atena é nova divisão de tropas de elite, da Força Delta, com uma característica fora do normal. Todos os seus elementos são do sexo feminino. Segundo Brad Thor, este é o primeiro de vários livros em que o projecto Atena é protagonista.

A equipa Atena é constituída por quatro elementos: Alex Cooper, Megan Rhodes, Gretchen Casey e Julie Ericsson. Quatro personalidades bastante distintas, mas com um enorme espírito de equipa, fundamental para levar as missões a bom porto.

Neste romance a equipa é chamada a acção por causa da uma história antiga. No final da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos desenvolveram a Operação Paperclip, que consistia em reunir o maior número possível de cientistas alemães que trabalharam para os nazis. O objectivo era simples, recolher e absorver os seus conhecimentos e técnicas. 
Um dos cientistas mais brilhantes do Terceiro Reich terá sido o general Hans Kammler. Engeltor, o seu projecto mais promissor. Tratava-se de uma espécie de fax gigante com capacidade de enviar pessoas e objectos para qualquer parte do mundo. Imagine-se uma máquina capaz de enviar uma bomba para o cerne do inimigo e, à sua chegada, a fazer detonar!
Documentos com informações cruciais encontram-se agora em mãos indesejadas e a sua utilização pode ser catastrófica. A primeira missão da equipa Atena será encontrar estes documentos e quem os possui.

Brad Thor possui uma linguagem simples e bastante acessível. O enredo é muito interessante e está de facto bem montado. Penso inclusive que poderia dar uma boa adaptação ao cinema. No entanto, apesar de todos estes pontos a favor, não poderei que fiquei rendido à obra. Este não é definitivamente o tipo de livros que me enche as medidas. O facto ser pouco descritivo faz com que o conhecimento das personagens seja muito superficial. O local da acção também muda constantemente dificultando ainda mais a orientação do leitor.

Em suma, o livro não desagradou nem surpreendeu. Reforço que achei a ideia muito boa. Ainda assim, deverá demorar algum tempo até ler outra vez algo do género.

Págs. 312
Ref. ISBN: 978-972-252-389-9
Editora: Bertrand Editora