quinta-feira, 19 de julho de 2012

O projeto Atena - Brad Thor

Atena é nova divisão de tropas de elite, da Força Delta, com uma característica fora do normal. Todos os seus elementos são do sexo feminino. Segundo Brad Thor, este é o primeiro de vários livros em que o projecto Atena é protagonista.

A equipa Atena é constituída por quatro elementos: Alex Cooper, Megan Rhodes, Gretchen Casey e Julie Ericsson. Quatro personalidades bastante distintas, mas com um enorme espírito de equipa, fundamental para levar as missões a bom porto.

Neste romance a equipa é chamada a acção por causa da uma história antiga. No final da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos desenvolveram a Operação Paperclip, que consistia em reunir o maior número possível de cientistas alemães que trabalharam para os nazis. O objectivo era simples, recolher e absorver os seus conhecimentos e técnicas. 
Um dos cientistas mais brilhantes do Terceiro Reich terá sido o general Hans Kammler. Engeltor, o seu projecto mais promissor. Tratava-se de uma espécie de fax gigante com capacidade de enviar pessoas e objectos para qualquer parte do mundo. Imagine-se uma máquina capaz de enviar uma bomba para o cerne do inimigo e, à sua chegada, a fazer detonar!
Documentos com informações cruciais encontram-se agora em mãos indesejadas e a sua utilização pode ser catastrófica. A primeira missão da equipa Atena será encontrar estes documentos e quem os possui.

Brad Thor possui uma linguagem simples e bastante acessível. O enredo é muito interessante e está de facto bem montado. Penso inclusive que poderia dar uma boa adaptação ao cinema. No entanto, apesar de todos estes pontos a favor, não poderei que fiquei rendido à obra. Este não é definitivamente o tipo de livros que me enche as medidas. O facto ser pouco descritivo faz com que o conhecimento das personagens seja muito superficial. O local da acção também muda constantemente dificultando ainda mais a orientação do leitor.

Em suma, o livro não desagradou nem surpreendeu. Reforço que achei a ideia muito boa. Ainda assim, deverá demorar algum tempo até ler outra vez algo do género.

Págs. 312
Ref. ISBN: 978-972-252-389-9
Editora: Bertrand Editora

Sem comentários: