segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gaibéus - Alves Redol

"Gaibéus eram trabalhadores oriundos do Alto Ribatejo e Beira Baixa que desciam às lezírias para fazer mondas e ceifas." Esta é a primeira definição que importa saber para perceber este romance.

O amor à terra é por demais evidente neste livro. Alves Redol, nascido em Vila Franca de Xira, mostra através desta obra as dificuldades pelas quais passaram os nossos antepassados que se dedicavam ao campo.

Numa clara visão de esquerda, mostra-nos como as pessoas eram exploradas até à exaustão, sem condições de trabalho em troco de uma mísera recompensa para ajudar a sobreviver ao Inverno. Talvez por isso seja por muitos considerada a obra que marca o aparecimento do neo-realismo literário em Portugal.

Vale a pena tomar conta desta realidade para assim podermos valorizar de forma diferente o nosso tipo de vida actual. Devo no entanto alertar que por vezes a leitura deste livro se torna um pouco fastidiosa de tão exaustivo que é.

Págs. 310
Ref. ISBN: 972-21-0459-4
Editora: Editorial Caminho

3 comentários:

CICL disse...

Alves Redol é extremamente interessante!

telegram disse...

Aconselho-te outro livro de Alves Redol, "Avieiros". Outro grande livro neo-realista.

Marco Caetano disse...

Confesso que não fiquei com vontade de ler Alves Redol num futuro próximo... Mas, se entretanto mudar de ideia, obrigado pela sugestão :)