sábado, 10 de outubro de 2009

No silêncio de Deus - Patrícia Reis

Costuma dizer-se que a vida é ingrata. "Só quem passa por elas é que sabe" dirão alguns. No fundo, um significado comum. É um bocado isso que nos ensina este romance de Patrícia Reis.

Sara é uma jornalista, uma excelente profissional, perita em fazer entrevistas. Num dos seus trabalhos o entrevistado é um conceituado escritor, Manuel Guerra, altamente galardoado, bom no que faz, mas de poucas palavras. Os resquícios de uma vida difícil fazem de si uma pessoa bastante evasiva e só.

Tempos passados, estas duas vidas tornam a cruzar-se. Sara regressa de Jerusalém e casualmente reencontra Manuel Guerra numa rua de Amesterdão. Mas Sara, talvez tenha aprendido algo com esta viagem e está seguramente uma nova pessoa. Manuel, está canceroso. Sabe que tem os dias contados. O duelo de palavras do primeiro encontro torna-se agora num diálogo muito mais apaziguador. As vidas de cada um são reveladas.

Manuel que decide que o seu lugar é Amesterdão vê entrar na sua vida um barman, uma prostituta, um médico homeopata e acima de tudo... a esperança de viver.


Cada um ao seu estilo, considero este livro dentro do género do "No teu Deserto" de Miguel Sousa Tavares. Como já me referi aqui no blogue, é o romance que catalogo como uma "história querida". Neste caso, como aliás tinha acontecido com o "No teu Deserto" recomendo a leitura.

Págs. 260
Ref. ISBN: 978-972-20-3660-3

Sem comentários: