segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Pilares da Terra (Vol. II) - Ken Follett

Se gostei do primeiro volume, que dizer do segundo? A magia permanece e se querem realmente saber, penso que melhora.

Para mim, o ponto forte de Ken Follett é sem dúvida a qualidade da caracterização das personagens. Ao longo da história vai-se percebendo um claro domínio do autor nos intérpretes, fazendo com que o leitor se apaixone ou deteste cada um deles.

Neste segundo volume, fica-se ainda com a impressão de  que tudo se passa a um ritmo ainda mais rápido. A trama é muito bem orquestrada com frequentes alterações de cenário, que nos levam a não querer deixar o livro sozinho por muito tempo.

À medida que a catedral se aproxima em direcção, muitos são os obstáculos que vão surgindo. A determinada altura penso que a história peca um pouco pela demora no desenrolar do enredo, porém este pensamento pode muito bem ser provocado pela enorme vontade de saber o que se vai passar.

Todos estes ingredientes, quando juntos só podem dar origem a uma obra gourmet, com capacidade de em determinadas alturas fazer os olhos brilhar. Uma vez que o final também não desilude por ser completamente imprevisível, não há hipótese de não gostar.

Por último, queria referir que tenho visto que muitos leitores optam por ler os dois volumes deixando entre ambos um enorme espaçamento temporal. Não recomendo a um futuro leitor que siga essa metodologia. Não esqueçamos que estamos perante uma única história dividida em dois volumes impossíveis de separar.

Págs. 600
Ref. ISBN: 978-972-23-3819-6
Editora: Editorial Presença

6 comentários:

djamb disse...

Eu adorei Os Pilares da Terra. Fiquei deliciada com a imaginação de Follett e com as reviravoltas na intriga, que é tão rica!
Escrevi a minha opinião no meu blog, se quiseres ler: http://folhasdepapel.wordpress.com/2008/07/25/os-pilares-da-terra-vol-ii-de-ken-follett/
Boas leituras!

Marco Caetano disse...

É de facto um romance histórico de excelência!
Obrigado pela visita e opinião!

Continuação de boas letras...

susemad disse...

Concordo contigo quando referes que não dá para ler esta obra em intervalos de tempo tão distantes.
É uma história continuada e como tal deve ser lida de seguida. Além disso é viciante! ;)
Agora tens mesmo que ver a série o quanto antes para fazeres reparo às diferenças.
Boas leituras!

Marco Caetano disse...

É isso mesmo :)
Já estou à espera que me tragam a série :)

Boas leituras!

Kézia Lôbo disse...

Bahh eu li o primeiro ha um ano e me apaixonei, mas ainda nao pude ler o segundo, tenho q ler de uma vez, essa história é simplesmente fascinante \o

Marco Caetano disse...

É verdade e garanto que o segundo volume não é nada pior!

Boas leituras