segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago


Dentro de alguns dias vai estrear no cinema o filme "Blindness" de um realizador brasileiro (Fernando Meirelles) inspirado nesta obra do nosso Prémio Nobel José Saramago. Motivado pela vontade de ver o filme e também por um bom conselho de o ler decidi embarcar nesta aventura.
Muitas foram as pessoas que sempre me disseram que ler Saramago é intragável. Que não há pachorra! Mas, cedo descobri que este pensamento deve ser como o da matemática: "qualquer miúdo antes de entrar na escola já diz que não gosta!" É o risco de acreditar em ideias pré-concebidas.
Foi uma escolha acertada, não tenho agora dúvidas em dizer! O livro é simplesmente fantástico. Sem dúvida um dos melhores que li até hoje.
Tudo acontece quando um individuo faz parar o trânsito porque cegou. Foi apenas o primeiro... Em pouco tempo todo o país fica às escuras, ou melhor dizendo às claras, já que esta é uma cegueira que deixa as pessoas a ver uma névoa branca. Quando toda a gente cega ao mesmo tempo é fácil perceber o caos em que a comunidade se torna. A luta pela sobrevivência faz agora mais sentido que nunca.
As descrições são maravilhosas e Saramago consegue com uma simplicidade impressionante fazer com que leitor se sinta no centro da acção. A certa altura fiquei com receio de chegar ao fim do livro e decepcionar-me com o final. Felizmente isso não aconteceu. Simplesmente adorei.

6 comentários:

Anónimo disse...

um livro maravilhoso que nos faz perceber a dimensão da amizade, até onde pode ir a nossa força para ajudar mos alguém e que a beleza interior pode mesmo sobrepor se à exterior. Para além da história, que só podia ser escrita por um grande escritor, penso que chegamos ao fim e tiramos uma grande lição.

Joana Pinto disse...

Este livro foi, a par de "A Estrada", o melhor que li no ano de 2008!Simplesmente fantásticos!

Marco Caetano disse...

Sim, este livro é sem dúvida um dos melhores que já li, não só em 2008, mas de sempre!

HB disse...

Um livro simplesmente extraordinário.
Uma lição de vida!

NLivros disse...

Um livro extraordinário de um extraordinário autor.

Já leste o "Ensaio sobre a Lucidez"?

Marco Caetano disse...

De facto o Ensaio Sobre a Lucidez ainda não li.
De momento estou a ler o Passeio do Elefante.

Mas será sem dúvida o próximo livro de Saramago que irei ler.