domingo, 12 de dezembro de 2010

Não te deixarei morrer, David Crocket - Miguel Sousa Tavares

Nunca tinha lido um livro de crónicas, ou contos se preferirem. Uma vez comecei a ler "Pisar o risco" de Salman Rushdie, mas acabei por desistir (acontecimento extremamente invulgar em mim). Achei importante fazer esta pequena introdução para que se perceba que, pelo menos para já, este tipo de livros não está no meu top de preferências.

Considero o Equador e Rua das Flores, dois excelentes romances, sendo o primeiro, na minha opinião, um dos melhores romances portugueses deste pequeno século. Miguel Sousa Tavares é um excelente contador de histórias, disso não há a menor dúvida e este Não te deixarei morrer, David Crocket é um bom exemplo disso mesmo.

Numa pequena introdução o autor explica o porquê deste titulo e quem é para si este David Crocket. Desenganem-se os que pensarem que é importante nos contos que se seguem, pois quando chegarem ao fim, provavelmente tal como eu, já não se vão lembrar quem é.

Vários são os textos, vários são os temas abordados mas todos têm um denominador comum: o interesse que despertam. Alguns deles levam a pensar que dali se poderia arrancar para um magnífico romance. Será que ainda pode acontecer?
Há duas ou três ideias base que apreendi com este livro e que me parecem espelhar a personalidade do autor. Bem sei que são contos, por isso mesmo podem não ter nada de real, mas pela forma como são apresentados parece-me que são marcadamente auto-biográficos. Desde logo ressalta o gosto pela solidão em diversos momentos quer seja a jantar, a viajar ou desfrutar de uma paisagem. É também claro o seu gosto por viajar, a este propósito fica já marcado um encontro com o seu livro de viagens SUL. Por último, um amor inequívoco aos valores da família quer esta seja sua ou não.

Recomendo este livro a todos aqueles que queiram sonhar um pouco através das histórias de um contador de excelência. 
 
Págs. 171
Ref. ISBN: 978-972-8579-22-7
Editora: Oficina do Livro

3 comentários:

Patrícia Xará disse...

Olá!

Tenho andado aqui um bocadinho perdida no blogue porque sou reencaminhada daqui para o Feira das Letras e desse para aqui e acabo por não entender se o blogue é o mesmo, ou o que se está a passar.
Será que me pode explicar?

Marco Caetano disse...

Olá Patrícia,

A explicação é simples!
A configuração actual é uma fusão de dois blogues que tinha e que achei que não fazia sentido estarem separados.
Apesar de nos links aparecerem os dois endereços, para todos os efeitos apenas existe a Conspiração das Letras.

Consegui fazer-me entender? :)

Patrícia Xará disse...

Sim, conseguiu. Obrigada pela explicação. :)