quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Chiado Editora apresenta o livro “MultiMadonna"

Bruno Fernandes e Chiado Editora apresentam o livro “MultiMadonna - O papel da imagem contraditória na construção de um fenómeno da indústria cultural”.


A partir da análise de 46 telediscos de Madonna, o livro avalia de que forma as mais variadas imagens e personagens criados ao longo de quase 30 anos foram e continuam a ser essenciais na manutenção da fama da cantora, considerada um arquétipo de ícone pop. São imagens que jogam essencialmente com aspectos contraditórios para divulgarem lados ambíguos da artista e nunca revelarem a verdadeira pessoa, mantendo o interesse dos meios de comunicação e das audiências sobre a sua persona, permitindo que se reinvente de acordo com a lógica de produção capitalista e evitando o fim do seu fascínio.

O livro é o resultado da investigação levada a cabo por Bruno Fernandespara a sua dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É também o primeiro estudo académico em Portugal inserido nos Madonna Studies, uma área específica dos Cultural Studies que se desenvolveu em diversos países a partir da década de 1990, devido ao enorme alcance mediático de Madonna.

Pág. 246


Sobre o autor:

Licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, Bruno Fernandes concluiu o Mestrado no final de 2008.
Actualmente, vive em Lisboa, onde trabalha como Formador numa empresa inglesa.


Notas adicionais:

As livrarias só estarão a aceitar novas encomendas em Janeiro. Isto significa que o livro só estará à venda no próximo ano. De momento, só está disponível na livraria da própria editora: Les Enfants Terribles, no cinema King, em Lisboa. O preço de venda ao público será €17.
Entretanto, as pessoas interessadas já podem adquirir o livro por mail. Neste caso, o preço promocional será de €15, incluindo as despesas de envio (apenas para Portugal).

Sem comentários: