domingo, 3 de março de 2013

O legado de Mandela - Richard Stengel

Sempre olhei para Nelson Mandela da mesma forma que olhava para o Papa João Paulo II. O seu rosto transmite paz, fraternidade e essencialmente muita energia positiva. Toda a gente sabe que passou uma boa parte da vida preso ou que lutou contra o apartheid pela igualdade e por uma rainbow nation, mas há muito mais para saber.

O legado de Mandela serviu de aperitivo para essa vontade de conhecer melhor a vida deste ícone. Richard Stengel foi o jornalista escolhido por Mandela para o ajudar a escrever a sua autobiografia, "Um longo caminho para a liberdade", obra sobre a qual espero vir a escrever em breve. Para esse trabalho, foram necessárias dezenas de sessões e muitas horas de convívio.

Richard Stengel decidiu pegar naquelas que considerou serem as linhas mestras da forma de vida de Mandela, transformando-as em quinze lições de vida, amor e coragem. O legado de Mandela. Em cada lição há por trás um ou mais episódios da vida de Mandela em que este foi posto à prova. Um dos maiores ensinamentos é que nem tudo tem que ser sim ou não, nem tudo tem que ter uma resposta exacta, talvez o sim e o não, em conjunto, possam ser a solução.

Penso que este livro pode funcionar muito bem como aquele livro que queremos oferecer a alguém de quem não conhecemos as preferências. É quase um livro de auto-ajuda que pode ser uma excelente ferramenta de trabalho para o dia-a-dia. Liderança é uma palavra-chave ao longo das quinze lições.

Todos nós temos algo a aprender com este livro.

Págs. 188
Ref. ISBN: 978-989-657-083-5

2 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Grande homem.
É pena a Europa nesta altura não ter um "Mandela", certamente tudo seria diferente.

Marco Caetano disse...

Aí está uma observação curiosa... Sem dúvida que dava jeito!