sábado, 3 de outubro de 2015

A Firma - John Grisham

A Firma. Vi este filme vezes sem conta! A velha cassete VHS deve ter a fita gasta de tantas vezes ter sido utilizada. Mas eu era daqueles que ia buscar um filme ao vídeo clube e apenas quando este já estava a acabar é que me apercebia que afinal, há alguns (poucos) meses antes, já o tinha visto no cinema.

Assim, quando decidi ler John Grisham, achei que era uma excelente ideia fazer algo que nunca tinha feito: ler um livro depois de já ter visto o filme. Na verdade, passados estes anos, do filme já pouco ou nada me lembrava. Lembrava-me apenas de uma firma de advogados, que havia uma fraude e claro de Tom Cruise, Mitch McDeere.

Mitch é um jovem recém-licenciado em Direito, muito ambicioso, cheio de vontade de vencer na vida. Durante o seu percurso académico notabilizou-se por ser um dos melhores não sendo portanto de admirar que, quando terminou, estivesse sob uma chuva de propostas de emprego. Qual delas a melhor!
Sempre se imaginou a trabalhar em Nova Iorque numa grande firma de advogados, mas o dinheiro falou mais alto e acabou por aceitar ir trabalhar para a modesta cidade de Memphis, na firma Bendidni, Lambert & Locke. A firma paga um excelente ordenado. A firma disponibiliza uma vantajosa hipoteca para a compra de uma bela vivenda. A firma amortizou o empréstimo dos estudos. E claro, a firma dá um carro novo, um BMW com cor à escolha. No entanto, é também uma firma muito peculiar. A firma incentiva a estabilidade familiar. A firma incentiva que o casal tenha filhos. A firma não permite o consumo de álcool.
A verdade é que na Bendini nem tudo é um mar de rosas, por detrás desta firma de sonho está a mafia de Chicago, a poderosa família Morolto. O FBI sabe disso e Mitch é considerado um elemento chave para desmontar o esquema de branqueamento de capital. Mitch não tem como negar esta "ajuda". A sua sobrevivência depende disso mesmo,

Ray McDeere, irmão de Mitch a cumprir uma pena de prisão de 15 anos, pode beneficiar com esta situação e ajudar o irmão a atingir os seus objectivos.

Os dados estão lançados para um thriller irresistível e viciante onde o mais difícil é parar de ler.

Não sou um leitor frequente de thrillers, mas a verdade é que gostei deste livro, o qual poderá assumir um papel de responsabilidade por uma nova tendência nas minhas opções literárias.

Págs. 463
Ref. ISBN: 978-972-25-2495-7
Editora: Bertrand Editora

Nota final: Quando acabei de ler o livro tive uma enorme vontade de ver o filme (do qual já não me lembrava mesmo!). Gostei de ver, mas o desenlace do filme é bastante diferente do livro e o livro, uma vez mais, é claramente melhor).

Para ver, ou rever, o trailer:


Sem comentários: