segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Novidades Pesença: Lançamentos deste Outono

Belos e Malditos - F. Scott Fitzgerald

Sinopse:
Belos e Malditos foi escrito três anos antes de O Grande Gatsby e segue a vida do casal Anthony Patch e Gloria Gilbert durante aquela que ficou conhecida como «a idade do jazz». Juntos comem e bebem nos restaurantes e hotéis mais sofisticados de Nova Iorque, alugam os apartamentos mais caros e viajam em carros topo de gama. Mas, sob a atmosfera luxuosa e extravagante que os envolve, está um mundo frágil – e o amor e o casamento destes dois jovens «deuses» vai-se deteriorando lentamente até à catástrofe final. Belos e Malditos é uma reflexão sobre o amor, o dinheiro e a decadência e um estudo social dos anos que antecederam a Grande Depressão.

Autor:
F. Scott Fitzgerald nasceu em St. Paul, Minnesota, em 1896. Frequentou a Universidade de Princeton e publicou o seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso, em 1920. Para além de O Grande Gatsby e Terna É a Noite, consideradas as suas obras mais importantes, é também autor de mais de 160 contos, entre os quais O Estranho Caso de Benjamin Button, que a Presença publicou recentemente na coleção «Grandes Narrativas» e que foi alvo de uma adaptação cinematográfica. Contemporâneo de escritores como Ernest Hemingway e John dos Passos, F. Scott Fitzgerald morreu em Hollywood, em 1940.


Simão o fantástico - Sofia Bragança Buchholz

Sobre o livro:
Os pais reconhecerão nele situações semelhantes às que, diariamente, vivenciam com os seus filhos. Também aqueles que não os têm se vão identificar com este personagem. Simão representa a criança que há em nós, aquela que normalmente controlamos porque, como adultos, temos de obedecer a regras. Simão não tem essas dificuldades. Ele consegue ver a vida de um ponto de vista original sem ligar a convenções. É contestatário, divertido, irónico, inocente. Tem forças e fraquezas, medos e coragem. Através de uma lógica surpreendente, consegue descobrir novas perspetivas em problemas antigos e é capaz de comunicar as suas verdades sem papas na língua, como só as crianças o sabem fazer.
Ao lermos este livro, ficamos de imediato apaixonados pelo pequeno Simão porque, no nosso íntimo, pensamos tantas vezes como ele e gostaríamos de ter a ousadia para agir da mesma forma.
Simão, o Fantástico, de Sofia Bragança Buchholz, é um convite para todos os adultos (re)verem o mundo de uma forma descontraída e repensarem o seu papel nele.

FACEBOOK: www.facebook.com/Simao.SofiaBragancaBuchholz

Sobre a autora:
Sofia Bragança Buchholz nasceu no Porto. Apesar de ter enveredado pela área da Economia, especializando-se em Marketing, o seu gosto pelas «Letras» é paixão antiga. Costuma dizer, por graça, que, se pudesse «pedir» uma palavra, ela seria «abcdefghijklmnopqrstuvwxyz», a única capaz de criar todas as outras.
Desde a publicação do seu primeiro livro De Mãos dadas com a Perfeição, em 2003, pela Presença, que Sofia Bragança Buchholz se dedica à Escrita e à Comunicação. É formadora de Escrita Criativa e Criatividade. É ainda responsável por workshops de Escrita Criativa dirigidos a crianças.
É cronista na imprensa escrita e online e tem um blogue onde desenvolve personagens e treina formas de escrita, o “E as Fadas… também se enganam no Caminho?”. Escreve, ainda, sobre política, cultura e atualidade no “31 da Armada”, um dos blogues coletivos mais lidos a nível nacional.


2 comentários:

Dark Lady disse...

A Sofia é excelente!! Ando mortinha para ela marcar um novo Workshop de Escrita Criativa :D

Marco Caetano disse...

Onde são esses workshops? :)