domingo, 13 de dezembro de 2009

Revolução 1989 - Victor Sebestyen

No passado 9 de Novembro foi comemorado o vigésimo aniversário da queda do muro de Berlim. No âmbito desta comemoração a Editorial Presença teve a gentileza de me convidar a ler esta obra de Victor Sebestyen que de uma forma geral relata os últimos dias da Guerra Fria e de todo o Império Soviético.

Na altura de toda esta revolução, era eu ainda uma criança, tudo para mim era algo que acompanhei muito ao de leve na televisão. Mas de facto não tinha uma noção real do que passaram milhões de pessoas subjugadas a este sistema de governação.

"Revolução 1989" é uma obra muito bem conseguida que, com uma leitura fácil, nos leva  a compreender o que foi acontecendo aos vários estados membros da União Soviética. Palavras que nos acostumámos a ouvir  nos anos 80 e que ainda hoje nos são familiares, tais como glasnost ou perestroika, são esmiuçadas nesta obra levando o leitor a compreender perfeitamente a sua origem e o seu significado. Também a importância de Mikhail Gorbachev é detalhadamente analisada neste livro.

Para todos aqueles que quiserem aprender um  pouco mais sobre este flagelo que assolou a Europa de Leste, aconselho veementemente a leitura deste livro. Garanto que não se vão arrepender.

Por último, um agradecimento à Presença pelo convite e pela qualidade do livro que aqui apresento.

Págs. 424
Ref. ISBN: 978-972-23-4260-5
Editora: Editorial Presença

Sem comentários: