quinta-feira, 28 de abril de 2011

Álvaro Santos Pereira "ensina" como vencer a crise nacional

 Portugal Na Hora da Verdade - Álvaro Santos Pereira

Sinopse:
Agora que iniciamos a segunda década do novo século, não restam dúvidas de que Portugal enfrenta actualmente a crise de um século:
∙ o pior crescimento económico médio desde a Primeira Guerra Mundial;
∙ a taxa de desemprego mais elevada dos últimos 80 anos;
∙ a maior dívida pública dos últimos 160 anos;
∙ a maior dívida externa dos últimos 120 anos (quando tivemos de declarar bancarrota);
∙ o regresso em força da emigração.
 Por isso, é relevante perguntar: como chegámos a esta situação? Porque é que não fomos ainda capazes de sair da crise que assola o país há mais de uma década? Como é que, afinal, podemos vencer a crise nacional?
Este livro mostra que Portugal vive hoje três grandes crises: a crise das finanças públicas, a crise da competitividade e do crescimento e a crise do endividamento externo. Entre as questões debatidas, incluem-se as seguintes: qual é o verdadeiro estado das nossas finanças públicas? Porque é que o nosso Estado gasta tanto? Quantos institutos e outras entidades públicas existem e quanto gastam? E porque estamos tão endividados? Será a dívida nacional sustentável? Quão grave é o problema de competitividade das nossas exportações?
Pensado também para o leitor sem formação em economia, Portugal na Hora da Verdade responde a estas e outras questões numa linguagem acessível e clara, apresentando novos dados e uma interpretação mais abrangente da crise nacional, seguidos de soluções concretas para os problemas económicos do país. É, portanto, um livro fundamental para compreender as dificuldades actuais e pensar em saídas possíveis para a crise nacional.

Sobre o autor:
Álvaro Santos Pereira é docente da Simon Fraser University (Vancouver, Canadá), onde lecciona Política Económica e Desenvolvimento Económico. Licenciado pela Universidade de Coimbra, doutorou-se em Economia na Simon Fraser University e já leccionou na University of York e também na British Columbia University, local onde ainda permanece como professor convidado de Macroeconomia.
É autor dos livros O Medo do Insucesso Nacional e Os Mitos da Economia Portuguesa, bem como de vários artigos académicos publicados em revistas internacionais. Colabora regularmente na imprensa nacional. É autor do blogue Desmitos (desmitos.blogspot.com) e co-autor do blogue The Portuguese Economy (theportugueseeconomy.blogspot.com).

Colecção: Trajectos
Páginas: 576
Ano de edição: 2011
ISBN: 978-989-616-413-3
Capa: Brochado (capa mole)
Preço: 14,5 €

Sem comentários: