terça-feira, 26 de abril de 2011

Bombaim "A um mundo de distância" - Thrity Umrigar

O título desta obra sugere por si só um choque cultural. Entre Bombaim e o resto do mundo? Eventualmente, mas não só! Fala do choque cultural entre classes sociais, religiões e etnias dos habitantes de Bombaim.

Sera Dubash pertence à classe média/alta da sociedade de Bombaim. Teve um casamento que nunca a satisfez como pessoa, como mulher. O marido não era por assim dizer uma “jóia”. A sogra ajudou a tratar do resto. Os primeiros anos foram bastante conturbados, porém com o tempo as coisas tenderam a serenar.
Em sentido contrário parece caminhar a vida de Bhima. Após um casamento promissor onde reinava a alegria, o amor e a felicidade, vê-se agora a viver num bairro de lata nos arredores da cidade. O seu inicio de vida dava-lhe sinais de que tinham tudo para dar certo, mas um acidente de trabalho do marido foi o princípio do desmoronar de um sonho.

Bhima trabalha em casa de Sera faz muito tempo. A confiança que adquiriu ao longo do tempo permite-lhe ter um tratamento no seio da família Dubash semelhante ao de qualquer outro membro. Semelhante, mas com as devidas diferenças. Sera tem uma filha, Dinaz, casada, feliz, à espera de bebé. Bhima tem na sua neta, Maya, a sua única família. Maya frequenta a universidade com o indispensável apoio de Sera. Também está grávida, mas no seu caso a gravidez não foi desejada!

Bombaim, trata da vida destas duas mulheres (Sera e Bhima). Duas vidas tão diferentes, mas com um denominador bem comum. Thrity Umrigar mostra através deste livro a importância da educação, dos valores, do sofrimento que por vezes está implícito para se conseguir ter uma vida digna.

Bombaim é um livro cheio de oportunidades para reflectir sobre o que somos, o que queremos ser e sobre o que nos deixam ser.


Págs. 308
Ref. ISBN: 978-972-23-4491-3
Editora: Editorial Presença

Sem comentários: