quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nova Iorque - Guia American Express

Seria muito difícil escrever sobre um guia de viagens sem o colocar à prova. Seria muito fácil dizer bem ou mal da escrita, do design ou do conteúdo. Mas seriam apenas impressões e não mais que isso.
Escrevo então sobre este guia, uma vez que após a sua leitura, tive a oportunidade de o pôr à prova na primeira pessoa. Durante sete dias percorri as ruas de Manhattan e com a ajuda deste guia pude desfrutar de tudo o que queria na “cidade que nunca dorme”. Uma cidade deslumbrante em inúmeras vertentes, que toda a gente deveria ter o direito de poder visitar uma vez na vida.
Para os que estiverem a pensar realizar esta viagem ou apenas queiram conhecer um pouco melhor a cidade, sugiro que reservem um pequeno espaço na bagagem para levar este guia. Ao percorrer as ruas de Nova Iorque, rapidamente nos apercebemos que é este o guia mais escolhido pelos turistas de todo o mundo. E há bons motivos para isso!

O guia divide a região por zonas, indicando para cada uma delas os principais pontos de interesse. Faz uma breve descrição de cada um destes pontos e, sempre que se justifica aprofunda o tema de modo a dar um melhor enquadramento sobre variadíssimos aspectos. Para cada região é ainda sugerido um breve passeio pedonal que permite conhecer a sua zona mais significativa.
Estas indicações tornam-se de extrema importância quando estamos a planear o nosso percurso, uma vez que facilita a identificação do que mais nos interessa visitar, oferecendo ainda dicas sobre como lá chegar.
São ainda identificadas as principais atracções fora de Manhattan, também estas acompanhadas por uma breve descrição, que sabe bem reler quando nos encontramos no próprio local.
A secção seguinte deste guia propõe a realização de 7 passeios pedonais, com durações que vão dos 90 minutos a 3 horas, em regiões distintas que ajudam a conhecer de uma forma mais profunda cada uma das zonas propostas.
O capítulo seguinte intitulado “Indicações ao Turista” é talvez o de maior utilidade quando já andamos de um lado para o outro, sendo a sua consulta quase uma constante. As dicas são muitas e variadas: alojamento, restaurantes, cafés e bares, locais para compras, locais de entretenimento ou locais de diversão para crianças.
Outro capítulo não menos importante para o visitante da “The Big Apple” é o Manual de Sobrevivência. Nele podemos encontrar informações sobre: como utilizar correctamente os transportes públicos, como chegar a Manhattan a partir dos aeroportos e ainda informações úteis sobre o dinheiro, segurança, saúde ou como conduzir um carro.
No final existe ainda um mapa subdividido num xadrez com coordenadas, onde facilmente identificamos a localização de algo que procuramos através do índice remissivo.

Imagino que os potenciais leitores deste livro pretendam visitar a cidade. A minha sugestão é que a desfrutem ao máximo!
 
Págs. 448
Ref. ISBN: 978-972-26-1317-0
Editora: Civilização Editora



Os Guias American Express, possuem ainda outra alternativa para os visitantes de Nova Iorque, que poderá funcionar como complemento ao guia anterior ou funcionar como primeira opção.
Refiro-me ao guia "TOP 10 - Nova Iorque". No meu caso utilizei este guia como complemento do anterior dado ser bastante mais pequeno e mais leve, ajudando assim a pesquisa a ser mais expedita.
No entanto, penso que caso esteja a planear uma  viagem tipo "escapadinha" ou bastante temática, este guia poderá ser por si só uma opção a ter em conta. Aqui tudo é apresentado sob a forma de TOP 10.
Poder-se-á talvez considerar que este guia é um pequeno resumo do guia anterior.

Págs. 192
Ref. ISBN: 978-989-550-030-7
Editora: Civilização Editora

Sem comentários: