segunda-feira, 11 de abril de 2011

Parábolas e Fragmentos - Franz Kafka

Kafka é um dos meus escritores de eleição. Assim, a pouco e pouco é de prever que leia toda a sua obra. Desta vez saiu em sorte este "Parábolas e Fragmentos" que trata disso mesmo: um conjunto de parábolas e no final alguns fragmentos, ou seja algumas pequenas ideias ou pensamentos do autor. Não posso dizer que tenha sido uma escolha feliz. Talvez devesse ter lido este livro mais tarde, após possuir um melhor conhecimento sobre a obra kafkiana. Ou, talvez esta obra não seja bem o meu género.

O poder que Kafka exerce no leitor, obrigando-o a pensar para entender as suas ideias, está aqui bem patente, porém estas parábolas são para mim textos demasiado pequenos, onde confesso que me sinto um pouco perdido por serem tão breves. Os fragmentos, são isso mesmo, fragmentos de pensamentos ou ideias.

No cerne da questão parece estar  o mesmo de sempre. A máquina da vida que atropela tudo e todos sem piedade. De todas as parábolas, destaco uma: "À porta da lei". Foi a que mais gostei. Apesar de curta, deixa transparecer o que me atrai em Kafka. Fala sobre a lei e seus meandros e leva a pensar que se explorada, poderia ter levado o autor a repetir o brilharete feito com "O Processo".

Considero então este um livro que poderá valer a pena ler, mas apenas se o leitor estiver bem preparado para o que o espera. Não foi o meu caso!

Págs. 122
Ref. ISBN: 972-37-0899-X
Editora: Assírio & Alvim

1 comentário:

Filipe de Arede Nunes disse...

Li este livro o ano passado: http://bibliotecatransmissivel.blogspot.com/2010/10/parabolas-e-fragmentos.html.

Livro complicado e certamente não o melhor para quem quer começar a ler Kafka.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes